Atrair a prosperidade financeira tem sido uma busca diária para muitas pessoas. Sem dúvida, isso traz mais segurança e tranquilidade para se preparar para o futuro sem deixar de aproveitar o presente. No entanto, saber como ser próspero financeiramente não é uma tarefa fácil.

Afinal, a prosperidade não está apenas relacionada com o fato de ganhar dinheiro, mas também com a relação que você tem com ele. Ou seja, é uma questão de mentalidade e de decisões acertadas.

Quer saber mais? Confira 7 dicas que você precisa seguir se quiser aumentar sua prosperidade financeira!

1. Escolha ser próspero

Qualquer novo comportamento ou conquista começa com uma decisão. Por isso, prosperar também demanda uma escolha inicial. Entre outros fatores, nossas escolhas são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da nossa vida financeira. Mas não basta apenas querer, é preciso escolher e agir.

Por exemplo, pense em um atleta. Para se tornar referência em um esporte, é preciso que ele treine todos os dias, estude todas as jogadas e se alimente adequadamente, certo? Da mesma forma, para alguém enriquecer é necessário estabelecer metas financeiras e ser disciplinado.

Logo, você deve fazer um planejamento para alcançar seus objetivos. Por isso, a primeira dica para ser próspero financeiramente é escolher isso — a partir daí, é possível fazer o que for necessário para realizar o plano.

2. Mude a sua relação com o dinheiro

Muitas pessoas carregam crenças limitantes ou ideias que fazem com que tenham uma relação tóxica com o dinheiro. Quer saber se você é uma delas? Reflita como se relaciona com as suas finanças pessoais.

Pare e pense: o dinheiro é algo bom ou ruim para você? O que você pensa sobre pessoas ricas? O dinheiro realmente não traz felicidade? Qualquer pessoa pode enriquecer? Ganhar dinheiro é difícil? Você acredita que só se vive uma vez, por isso faz sentido gastar tudo o que tem?

Pensar nessas respostas ajuda a reconhecer crenças negativas. Quem tem ideias assim pode enfrentar dificuldades para saber como ser próspero financeiramente. Logo, mude a sua relação com o dinheiro conversando abertamente sobre o assunto revendo o que pensa.

3. Monte o seu planejamento financeiro

Depois de escolher prosperar e eliminar as crenças limitantes sobre o dinheiro, está na hora de agir. Portanto, a próxima dica de como ser próspero financeiramente é montar seu planejamento financeiro. Ele é o que direciona as suas escolhas e mantém você focado.

Então comece pensando quais são os seus objetivos financeiros. Por exemplo, pode ser alcançar a liberdade financeira, aposentadoria, compra de um imóvel ou carro, reserva de emergência da família ou dinheiro para os estudos dos filhos.

Quando definir os seus objetivos financeiros, estabeleça também a quantia necessária e as metas para alcançá-los. Se você quer comprar um carro, pense no modelo, quanto ele custa e quando pretende comprá-lo. Assim, saberá o quanto de dinheiro precisa guardar e como fará isso.

4. Evite o endividamento

Como você viu, ser próspero financeiramente não significa apenas ganhar dinheiro. Também é importante pensar na forma como se gasta. Afinal, de pouco adianta receber uma renda alta, se tudo é gasto e existem dívidas. Por isso, é preciso evitar o endividamento.

Caso esteja endividado, tenha um plano para quitar as pendências — e não faça dívidas novas. Mas como sair do endividamento? Para isso, é preciso organizar o orçamento. Saiba o quanto você ganha e gasta. Depois, descubra o quanto consegue economizar para pagar as obrigações.

Então negocie sua dívida junto ao credor. E lembre-se de evitar dívidas novas. Anote todas as suas despesas para não extrapolar o orçamento, evite o cartão de crédito e os parcelamentos e tenha uma reserva financeira para imprevistos.

5. Fuja dos gastos desnecessários

Se você realmente quer evitar as dívidas para ser próspero financeiramente também precisa aprender como fugir dos gastos desnecessários. E não pense que os vilões da sua vida financeira são apenas os grandes gastos.

Os custos pequenos também podem causar problemas ao se acumular. Muitas vezes há gastos passam despercebidos, mas que no final do mês pesam no orçamento. Assim, é preciso entender seu padrão de consumo para equilibrá-lo.

O ideal é ter teto de gastos para controlar os custos variáveis. Além disso, se você estiver endividado e realmente quiser sair das dívidas, pode precisar fazer um esforço e abrir mão temporariamente de alguns gastos, tomando cuidado especial para não fazer compras por impulso.

6. Faça o seu dinheiro trabalhar para você

Se um dos seus objetivos é ter liberdade financeira, vale a pena fazer seu dinheiro trabalhar para você. Dessa forma, é possível aproveitar a vida enquanto se ganha mais dinheiro de forma passiva. Isso é viável com investimentos.

Mas antes de começar a investir é importante pesquisar a alternativa mais adequada para os seus objetivos e metas financeiras. Isso porque cada opção tem características específicas, como o prazo de investimento.

Também é essencial que você considere o seu perfil de investidor e os recursos financeiros disponíveis para aportar. E tenha em mente: quanto mais cedo você investir, mais dinheiro poderá ganhar.

7. Aprenda mais sobre educação financeira

Ninguém nasce sabendo administrar as finanças. Essa é uma habilidade aprendida e desenvolvida ao longo do tempo. Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas não encontram educação financeira nos primeiros anos da vida — mas sempre é hora de buscar.

A educação financeira reúne conhecimentos que ensinam como administrar o dinheiro para que qualquer pessoa seja capaz de lidar com as suas finanças e ser próspero. Com ela, você aprende como gastar com inteligência para evitar problemas.

Ter esse tipo de informação também pode ajudar a decidir como ganhar dinheiro com investimentos financeiros. Por isso, nossa última dica sobre como ser próspero financeiramente é: busque mais conhecimento para tomar decisões acertadas.

Como você viu, existem diversas estratégias para ajudar alguém a ser próspero financeiramente. Não deixe de considerar nossas 7 dicas e investir em novos conhecimentos, fazendo cursos, lendo livros e consumindo nosso conteúdo do blog André Bona!

Para ficar sempre por dentro das novidades sobre o mundo dos investimentos, siga-nos nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, no Instagram, no Facebook, no YouTube e no Twitter!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *