Muitos de nós fomos ensinados que devemos encontrar algo que nos faça feliz. Por isso, diversas vezes nos pegamos perguntando sobre o que seria nosso propósito de vida.

Se você já se fez esses questionamentos, parabéns! Você faz parte de um grande grupo de pessoas que gostariam de ter uma vida com propósito, que pretendem deixar a sua marca..

Mas como fazer isso exatamente? Felizmente, há algumas formas de você descobrir isso. Se você já se perguntou “como descobrir meu propósito de vida?”, leia o artigo, entenda mais sobre o assunto e saiba como encontrar o seu objetivo.

Confira!

O que é um propósito de vida?

Antes de descobrir o que é um propósito de vida, você sabe o que é propósito especificamente? Essa palavra significa finalidade ou intuito. Uma pessoa com propósito é aquela que tem um objetivo de vida e pretende alcançar algo.

Então, podemos definir “propósito de vida” como uma intenção ou projeto para a vida. Isto é, ter um propósito envolve descobrir o que você ama e que lhe faz feliz.

Quem encontrou seu objetivo na vida utiliza sua paixão para melhorar sua vida e a de outros ao seu redor, porque tem uma missão para sua existência na terra. Isso envolve também autoaceitação, pois você deve sempre fazer o melhor respeitando seus limites.

Em outras palavras, considere seu propósito de vida como a forma que você transforma o mundo e deixa sua marca. Todo indivíduo deve descobrir seu propósito para sentir-se feliz com sua existência e com sua vida, de forma geral.

Por que ter um propósito de vida?

De acordo com um estudo realizado por pesquisadores ingleses, as pessoas que veem sentido real nas suas atividades têm em média 30% a menos de chances de morrer. O grupo de pessoas que tinha propósito em suas vidas vivia em média 2 anos a mais que as pessoas que não o possuíam.

De fato, ter um objetivo e encontrar uma razão para viver lhe trará muitos benefícios, como:

  • dias mais felizes: pessoas que sabem o sentido de suas vidas sentem-se mais felizes;
  • maior satisfação com a vida profissional e pessoal;
  • sentimentos de gratidão: chances mais claras de ser grato pela vida que tem.

Por isso, saber qual é a sua missão de vida pode mudar sua vida, pois buscar significados para a existência é algo natural de todo indivíduo que busca por sua felicidade.

Como descobrir seu propósito de vida?

Agora que você sabe o que é um propósito, qual sua importância e os benefícios, chegamos no ponto principal: como ter um propósito de vida? Essa descoberta pode não ser muito fácil e levar algum tempo. A seguir, veja algumas dicas que podem lhe ajudar nisso.

1. Analise o que você gosta de fazer

Todo mundo tem alguma atividade que gosta de fazer. Veja o que você mais gosta de fazer nas horas vagas, seus hobbies, paixões e quais assuntos lhe interessam para ler e estudar, dentre outros. Além de ajudar no autoconhecimento, você terá uma noção do que lhe trará felicidade.

Outra forma de saber o que gostamos de fazer é analisar o que nos move a ficar horas tentando aprender e que não desistimos até conseguir atingir o patamar esperado.

2. Descubra seus talentos

Você sabe quais são seus talentos? Descobrir o que você sabe fazer muito bem pode contribuir para a sua vida profissional e ajudar a realizar determinados desafios que possa ter durante sua vida pessoal e profissional.

Saiba que talento não tem a ver apenas com atributos e habilidades manuais ou esportivas, por exemplo. Você pode ter talentos como: boa comunicação, empatia, saber lidar com diferentes públicos, etc.

Não confunda talento com persistência! Por exemplo, podemos achar que um bom guitarrista é excelente porque tem talento para tocar guitarra, mas na verdade essa pessoa pode ter ficado todos os dias treinando por horas seguidas. Ou seja, ela foi persistente, levou a sério seu aprendizado e não desistiu até ficar excelente.

3. Veja como o que você sabe pode contribuir para o mundo

Todo talento, aprendizado ou paixão pode contribuir para o mundo. E não pense que contribuir para a humanidade tem a ver somente com salvar vidas, ensinar pessoas ou ajudar a acabar com o desmatamento, por exemplo.

Se o que você faz ajuda ou faz diferença para um pequeno grupo de pessoas, isso já lhe trará satisfação pessoal.

Geralmente, as pessoas buscam respostas para duas perguntas: o que as faz feliz e como descobrir qual o seu propósito de vida profissional. Como passamos maior parte de nossas vida trabalhando, é mais que normal querermos encontrar nossa paixão na vida laboral, pois as escolhas na vida profissional podem afetar nossa vida pessoal.

4. Faça perguntas e responda-as com sinceridade

Algumas perguntas podem lhe ajudar a encontrar seu propósito. Não se preocupe, você não precisa ter todas as respostas no momento que lê este artigo. Mesmo assim, procure se conhecer para responder com certeza e sinceridade:

  • Como eu posso contribuir para a humanidade?
  • Como eu posso construir um mundo melhor com meus talentos e com o que eu gosto de fazer?
  • De que forma eu posso deixar minha identidade?
  • Como posso aproveitar melhor meus talentos e minha vocação?
  • O que realmente me faz feliz ou me traz bons sentimentos?
  • De que forma me sinto completo?
  • Quem são minhas inspirações?
  • Se fosse escolher fazer apenas uma única coisa… o que eu faria

Essas perguntas podem lhe ajudar a encontrar seu propósito de vida profissional ou, simplesmente, o que lhe traz felicidade, mesmo que não esteja relacionado com seu trabalho.

5. Aprenda novas habilidades

Seja curioso e descubra novas habilidades para estudar e praticar. Assim, você amplia suas possibilidades e obtém novos conhecimentos, o que nunca é demais. Por isso, se algo lhe chamou atenção e despertou seu interesse, teste e veja se você gostaria desempenhar essa atividade no seu dia a dia.

Artigos relacionados com o tema:

Afinal, qual o propósito da vida? Podemos dizer que é fazer aquilo que amamos e ainda contribuir para a sociedade.

Descobrir seu propósito de vida pode lhe ajudar a viver melhor, ter dias mais felizes, ser mais grato e sentir-se útil no mundo. Por isso, coloque em prática as dicas do artigo e tenha uma vida de propósito!

Já assinou nossa newsletter para receber conteúdos incríveis para lhe ajudar a viver melhor? Então assine já e receba conteúdos incríveis para aprender a cuidar melhor do seu dinheiro!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *