A felicidade se tornou um dos desejos mais cobiçados pela sociedade moderna. Tanto que a mídia vende essa ideia de que devemos ser felizes a todo instante. Apesar de ser impossível, ou seja, ninguém fica 100% feliz em todos os momentos, há diversos hábitos que podem lhe ajudar a ser mais feliz.

Tanto que quem os pratica, consegue melhorar muito sua vida e viver melhor. Estar de bem com a vida ajuda na saúde física e mental e colabora para vivermos de forma mais plena e em paz.

Quer saber como se tornar uma pessoa mais alegre? Então confira 10 hábitos para a felicidade que você pode seguir para ser mais alegre, viver melhor e mais intensamente seus dias!

Acompanhe!

1. Abandone o materialismo

Quer saber como ser mais feliz? Abandone o materialismo! Ser materialista é praticamente algo natural na sociedade atual. Contudo, ser apegado a bens materiais é ruim para a saúde.

Imagine uma pessoa que é extremamente apegada a uma casa. Já pensou como essa pessoa ficaria se algum desastre natural destruisse a casa?  A pessoa sofreria muito e provavelmente iria demorar para ela seguir em frente.

Apesar do exemplo ser um pouco exagerado, pessoas materialistas acabam depositando seu amor e sentimentos em objetos. Essas pessoas tendem também a gastar seu dinheiro em mais objetos para tentar ficar feliz, pois associam felicidade com comprar.

Por isso, abandone o materialismo e aprenda a viver somente com o necessário. Aprenda a ser minimalista e veja os benefícios que isso pode trazer para a sua vida.

Artigos relacionados:

2. Escreva sobre coisas boas

Coloque esse item como prioridade dentre os hábitos diários para ser feliz, pois seus efeitos podem ser muito positivos.

Vários especialistas afirmam que escrever todos os dias 3 coisas boas que aconteceram no dia ajuda a elevar os níveis de felicidade de uma pessoa. Você não precisa escrever somente acontecimentos marcantes. Falar que comeu uma sobremesa deliciosa ou que viu um lindo pôr do sol já ajuda.

3. Faça exercícios físicos

Fazer exercícios físicos é essencial para a saúde do corpo e todos devem fazer. Além disso, praticar atividades físicas ajuda na saúde mental, aumenta a sensação de prazer e consequentemente, traz mais felicidade.

Logo, encontre um esporte ou atividade que goste e lhe dê prazer e pratique. Lembre-se que você não precisa praticar sempre o mesmo esporte.

Teste e divirta-se com outros tipos de atividades que podem ser prazerosas e muito interessantes.

4. Faça trabalho voluntário

Fazer trabalho voluntário é uma excelente forma de ocupar a mente e o tempo vago. Pessoas no geral se sentem bem quando praticam o bem. Além de ajudar na sensação de bem estar, você pode conhecer novas pessoas e  diferentes histórias.

Dependendo do caso, ajuda a exercitar a gratidão, pois quando vemos as dificuldades dos outros, aprendemos a ser mais gratos pelo que temos.

Por isso, se você tem algum momento vago, procure alguma ong ou outro tipo de estabelecimento perto de sua casa que precise de voluntários. Desse jeito você ocupa seu tempo com atividades produtivas, mudando vidas ou melhorando algum lugar.

5. Tenha pessoas positivas ao seu redor

Dê uma olhada nos seus amigos e familiares.  Eles lhe fazem bem?

Se não, não adianta tê-los por perto simplesmente porque a sociedade obriga termos contato com certas pessoas. Afaste-se das pessoas tóxicas e cerque-se de pessoas que sejam felizes, otimistas e agradáveis. Assim, você começa a ficar mais contente e otimista.

6. Pratique o otimismo

Se você é pessimista, pare agora mesmo e mude seu posicionamento. Pensamentos pessimistas podem prejudicar sua vida e limitar seus sonhos.

Por isso, sempre que algum pensamento negativo aparecer na sua cabeça, modifique-o e transforme em um pensamento positivo e de incentivo.

Por exemplo, se você achar que não vai conseguir juntar 1 milhão de reais, mude seu pensamento e diga “eu vou conseguir juntar 1 milhão de reais”.

Aprenda a ser otimista, controle seus pensamentos (ou rebata-os) e veja como tudo parece melhorar na sua vida. Contudo, não se engane! Não fique sonhando e seja um otimista realista.

7. Tenha um hobby

Hobbies fazem bem para a saúde. Se você é um leitor assíduo do blog, já deve ter lido diversos artigos sobre saúde e bem estar que citava o hobby como uma forma de trabalhar a mente enquanto descansa e ser produtivo.

O hobby ajuda a evitar problemas como depressão, perda de memória e doenças como o Alzheimer.

Encontre alguma atividade que lhe faça feliz, pratique e depois de um tempo, você pode até transformar esse hobby na sua principal fonte de renda, em uma fonte de renda secundária ou em um projeto que ajude pessoas. Já pensou nisso?

8. Tenha um diário e converse

Em momentos de tristeza, diversas pessoas se perguntam o que fazer para se sentir feliz. A resposta pode ser simples e curta: escrever!

Escreva como foi seu dia, seus sentimentos e todos os seus pensamentos. Quando não nos sentimos bem, às vezes o simples ato de colocar tudo para fora em um papel já nos alivia.

Por isso, ter um diário ou um caderno que você escreve seus pensamentos e sentimentos quando tem necessidade pode ser ótimo para a sua saúde mental.

9. Tenha contato com a natureza

Não fique somente dentro de casa ou do estabelecimento que você trabalha! Ter contato com a natureza é muito bom para a saúde e para a mente. Se quiser, pode até meditar sentado em um jardim silencioso que isso pode ser muito benéfico.

Por isso, reserve um tempo para ter tempo ao ar livre, respirar ar puro,viajar para o campo, ficar de pés descalços na grama ou plantar. Essas atividades podem melhorar seu humor, combater o estresse e ainda ajuda a esclarecer os pensamentos.

10. Participe de alguma atividade em grupo

Participe de atividades em conjunto, como grupos de teatro, coral, pintores, pessoas que pedalam e outros. Hoje em dia há grupos de tudo quanto é gosto e atividade. Procure um que faça algo que você goste e se assemelhe com seus gostos pessoais.

Essas atividades em grupo podem lhe render novas amizades e você pode se divertir com as atividades e pessoas que conhecer.

Em outras palavras, procure algum grupo que pratique alguma das atividades que trazem felicidade para seus dias e participe dele!

11. (Bônus!) Aprenda a ter paciência

Ter paciência é o segredo para sermos mais contentes e gratos. Muitas pessoas são imediatistas e querem tudo o mais rápido possível. Quando não conseguem o que querem no momento desejado, se estressam e se frustram.

Ter paciência lhe ajudará a entender que diversas conquistas chegam mais tarde. Saber esperar o momento certo é um dom que todos devem praticar.

Mesmo assim, além da paciência, seja persistente e tenha seus objetivos em mente para não desistir do que você deseja.  Ou seja, não confunda paciência com procrastinação.

Que tal continuar sua leitura com outros artigos que complementam o assunto? Confira alguns com temas relacionados:

Conclusão

O que fazer para ser mais feliz no dia a dia? Muitos se fazem essa pergunta. Felicidade é algo muito relativo e depende muito de pessoa para pessoa.

No entanto, alguns hábitos para ser mais feliz podem ser considerados “universais”. Ou seja,  todos podem adotá-los que logo sentirão bons resultados.

Por isso, se você deseja aumentar seu grau de satisfação com a vida  e realmente deseja saber como ser realmente feliz, coloque em prática essas dicas e hábitos e sinta-se melhor, mais pleno e tenha dias mais alegres.

Lembre-se: Não há uma receita sobre como ser feliz, mas sua vida poderá ter mais momentos bons e de gratidão quando você aplicar o que trouxemos para você!

Já assinou a newsletter do site para receber conteúdos de valor sobre finanças e investimentos? Então assine agora!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *