Manter hábitos saudáveis é essencial para nossa qualidade de vida. Assim, poderemos viver mais, aproveitar melhor a vida e ter a certeza que estamos bem porque nos cuidamos.

Todo mundo sabe que precisa sempre buscar o melhor para sua saúde e bem-estar, mas será que todas as pessoas adotam hábitos saudáveis?

Felizmente, a maioria das atitudes que podemos adotar para melhorar a vitalidade podem ser feitas ainda hoje, sem muito esforço e sem precisar gastar dinheiro com médicos ou com especialistas no assunto.

Confira agora 12 hábitos saudáveis para manter no dia a dia e melhore já sua qualidade de vida!

1. Beba água

Você sabia que nosso corpo é composto por 70% de água? Por isso, precisamos estar constantemente nos hidratando. A água, além de manter o corpo hidratado, é essencial para o funcionamento de órgãos como o intestino e o rim. Ainda, ajuda a levar os nutrientes para todas as partes do corpo, previne câimbras e outras doenças, como pedras nos rins.

Especialistas indicam que devemos ingerir em torno de 2 litros de água por dia. Na prática, isso pode não acontecer com a maioria, seja por esquecimento ou pela rotina agitada. Nesse caso, você pode utilizar lembretes ou aplicativos de celular que avisam as pessoas os momentos de beber água.

O cérebro confunde sede com fome, e muitas vezes as pessoas acabam comendo quando na verdade só precisa se hidratar. Para evitar isso, tenha sempre uma garrafa de água por perto e beba água a todo momento.

2. Pratique exercícios físicos

Fazer alguma atividade física é obrigatório para a saúde. Exercícios são necessários para evitar diversas doenças e problemas físicos, como as cãibras. Ainda, libera endorfina, que é o hormônio da felicidade e do prazer.

Outros benefícios que as atividades físicas trazem são: melhora na concentração, deixa as pessoas mais dispostas, enérgicas e ajuda no emagrecimento.

3. Reserve um tempo para ler

Grandes mentes, como Bill Gates e Warren Buffett, reservam algumas horas do seu dia para a leitura. Ler é essencial para aguçar a criatividade e é um passatempo produtivo, pois você relaxa enquanto seu cérebro trabalha.

Por isso, reserve pelo menos uma hora do seu dia para ler sobre o que você gosta ou sobre algo que despertou seu interesse. Leia sobre todo tipo de assunto, pois quanto maior a diversidade de obras que lemos, mais conhecimento ganhamos.

E quanto mais lemos, mais nos desenvolvemos pessoalmente, ampliamos nosso vocabulário, conhecemos culturas, tipos de escritas e pontos de vistas diferentes.

Quer melhorar seu desenvolvimento pessoal? Dê uma olhada nesses 10 livros que podem lhe ajudar nessa missão clicando neste link!

4. Tenha um sono tranquilo

Vamos admitir: ninguém é produtivo quando está cansado e com sono. Para mantermos um bom nível de produtividade e trazer excelentes resultados para nossa vida, seja no âmbito pessoal ou no profissional, precisamos ter uma boa noite de sono.

Aconselha-se que as pessoas durmam 8 horas por dia, mas há quem precise de um pouco mais ou um pouco menos de tempo. O importante é dormir tranquilamente durante a noite para poder encarar o próximo dia com disposição.

Para conseguir dormir bem, evite usar aparelhos eletrônicos como celulares, computadores ou tablets antes de dormir. Evite assistir televisão também, pois a luminosidade pode atrapalhar a chegada do sono. Deite-se na cama cedo e, caso não consiga dormir, leia um livro ou escute músicas relaxantes.

5. Alongue-se durante o dia

Já foi mencionado que fazer exercícios é essencial. Porém, você não pode se exercitar e depois ficar deitado ou sentado pelo resto do dia. Movimente seu corpo durante o dia, ande e faça alongamentos.

Além de ajudar o organismo a trabalhar, você evitará de sentir câimbras, dores musculares e ainda sentirá mais energia durante o dia.

6. Faça uma playlist que lhe anime

Reserve um período de descanso e escute música para relaxar e animar seu dia. Crie uma playlist de músicas que levantam seu astral e que lhe deem energia para fazer determinadas atividades, como caminhar e trabalhar.

Se puder fazer uma playlist de músicas que levantem seu ânimo logo pela manhã, melhor ainda! Assim você começará o dia com mais disposição e alegria.

7. Organize sua vida pessoal e profissional

Ganhar qualidade de vida envolve também ter a vida pessoal e profissional organizada. Por isso, busque trabalhar em harmonia, otimizar seu tempo, ser produtivo nas tarefas que precisa fazer e tenha um bom relacionamento com sua equipe.

Em casa, busque manter a harmonia com todos os outros integrantes da família, resolve problemas pendentes de forma rápida e deixe o ambiente da forma como você gosta.

Procure fazer atividades que lhe façam feliz, busque ter um hobby e sempre reserve um tempo para você.

8. Tenha um projeto de vida e planeje sua aposentadoria

Você tem sonhos e objetivos? Se não, comece a planejar metas de curto, médio e longo prazo e busque formas de concretizar seus planos. Afinal, uma pessoa que não tem sonhos e planos é alguém que não vive, apenas existe e deixa as circunstâncias da vida definiriem o seu rumo.

Por isso, escreva o que deseja em algum lugar e sempre volte aos seus planejamentos para analisar o que conseguiu realizar, o que precisa ser adiado e quais são os passos que você precisa dar para conseguir chegar aos seus objetivos.

Além disso, você precisa planejar seu futuro. Pense em como quer estar quando se aposentar e comece a estudar as melhores maneiras para garantir uma boa aposentadoria.

Quer saber como planejar sua aposentadoria? Confira estes artigos:

9. Cuide da sua saúde

Por mais saudável que você seja no momento, não negligencie sua saúde. Adote hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, uma dieta rica em nutriente e atividades que fazem bem para sua saúde mental. Não negligenciar inclui ir aos médicos regularmente para fazer exames de rotina, para prevenir problemas, e não somente para remediar.

10. Tenha atitudes positivas

Evite ser pessimista e comece a enxergar o copo meio cheio ao invés de meio vazio. Busque ter pensamentos positivos, frequente lugares que lhe deixam feliz e rodeie-se de pessoas positivas. Ainda, faça o bem para si e para o próximo, ajude os demais e você se sentirá melhor.

11. Controle os nervos

Aprenda a não se irritar facilmente. Ainda, evite o estresse, pois isso só afasta as pessoas e ainda pode contribuir para diversas doenças cardiovasculares. Há pessoas e situações que tentam nos tirar do nosso estado de tranquilidade. Cabe a todos saber como lidar com essas adversidades da melhor maneira possível.

12. Respire fundo

Você presta atenção na sua respiração? Se não, comece a analisá-la e veja se você está respirando bem! A boa respiração ajuda na concentração, oxigenar bem o cérebro, trabalha a insônia, evita que você fique cansado rapidamente e melhora a qualidade de vida.

Por isso, fique atento a forma como respira e procure fazer exercícios que a estimulem caso você perceba que precisa melhorá-la. Medite e pratique o mindfulness, atividades essas que ajudam na respiração.

Ter hábitos saudáveis é essencial se quisermos viver por um longo tempo e de forma plena, sem problemas de saúde, sejam físicos ou emocionais. Por isso, coloque já em prática as 12 dicas e comece a ter uma melhor qualidade de vida agora e para o resto da sua vida!

Quer aprender por vídeo? Então inscreva-se em nosso canal do Youtube e aprenda a usar seu dinheiro de forma inteligente clicando aqui!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *