Além das festas de fim de ano, dezembro traz uma alegria a mais: o décimo terceiro. Quem não gosta de receber um dinheiro extra, não é mesmo? O problema é quando ele não fica muito tempo na sua conta bancária.

Se você não tiver cuidado, essa quantia some rapidamente — principalmente no meio de todos os estímulos ao consumismo nessa época do ano. Entretanto, existem melhores maneiras de usar o décimo terceiro salário.

Quer conhecer algumas? Trouxemos 7 dicas para dar um destino interessante a essa renda a mais. Confira!

1. Pagar dívidas

Quem está inadimplente provavelmente já está pensando em resolver sua situação quando o décimo terceiro cair na conta. Afinal, manter-se com essa pendência traz uma série de chateações e prejuízos, já que os juros aumentam ainda mais o problema.

Então, para os que vivem essa situação, com certeza pagar as dívidas é o melhor que pode ser feito com seu dinheiro nesse final de ano. Mas não faça isso sem se planejar. Seguir algumas orientações pode fazer com você colha ainda mais benefícios.

A primeira dica é voltada a quem tem mais de uma dívida: foque sempre na mais cara. Ou seja, naquela que apresenta juros maiores. Por isso, comece listando suas pendências e identifique as que devem ser prioridade.

Outra indicação é negociar o valor. A inadimplência gera juros altos e poucas pessoas sabem que eles podem ser negociados, principalmente quando se tem o dinheiro para quitar tudo à vista. Algumas dívidas diminuem pela metade ou até mais do que isso.

2. Fazer uma reserva de quitação

Se você tem dívidas, mas não está inadimplente, nem sempre vale a pena usar o décimo terceiro salário para antecipar parcelas. É importante calcular os descontos oferecidos pelas empresas antes de decidir isso.

Uma alternativa interessante é aproveitar o dinheiro para começar uma reserva de quitação de dívidas. Assim, com novos depósitos ao longo do tempo, você terá dinheiro para negociar o pagamento com mais desconto no futuro.

Essa estratégia traz muito mais economia. E ela também vale para quem está inadimplente e não conseguiu bons descontos na quitação ainda: se sua dívida está muito alta e não for possível negociar, inicie sua reserva de quitação e tente novamente depois.

3. Começar uma reserva de emergência

A dica agora é para quem não tem dívidas. Que tal colocar seu décimo terceiro em uma reserva de emergência. Você já ouviu falar nesse conceito? Ele é fundamental para a conquista do seu equilíbrio financeiro.

A reserva de emergência consiste em deixar um dinheiro disponível para ser utilizado em momentos difíceis. Por exemplo, quando surgirem gastos urgentes e imprevistos ou quando for preciso enfrentar instabilidade na sua renda.

Ter essa quantia na conta evita o endividamento e traz muito mais tranquilidade. Isso porque não será preciso abalar seu orçamento e nem solicitar empréstimos para resolver o imprevisto. Logo, vale muito a pena poupar seu décimo terceiro com esse objetivo.

4. Preparar-se para o novo ano

Um ano que se inicia não traz apenas novas metas e esperança de tempos melhores, mas também contas — e muitas! O mês de janeiro é marcado por gastos substanciais, como impostos, matrículas de escola e faculdade etc.

Geralmente esses valores podem ser parcelados, mas o melhor é não precisar recorrer a isso. Pagar essas contas à vista permite começar o ano com orçamento mais livre e também faz sobrar dinheiro, pois existem descontos para quem opta por quitar tudo de uma vez.

Então, uma das melhores maneiras de usar décimo terceiro é para iniciar janeiro com o pé direito. Dessa forma, fica mais fácil manter a motivação para o novo ano e conseguir realizar as suas metas — especialmente as financeiras.

5. Economizar nos presentes de Natal

É uma tradição no Brasil utilizar o décimo terceiro para presentear as pessoas queridas no final de ano. Entretanto, você já pensou em como pode aproveitar o Natal com economia? Definir o valor a ser gasto e planejar suas compras são estratégias essenciais para utilizar nessa época.

Ao fazer isso, é possível garantir os presentes sem gastar muito dinheiro. Assim, fica viável utilizar o salário para presentear familiares e amigos sem deixar de seguir as nossas outras dicas. Em resumo, seu dinheiro rende muito mais.

Como conquistar isso? O primeiro passo é não ceder a impulsos de consumo. Sempre pesquise preços antes de comprar algo e evite prometer produtos caros em dezembro. Normalmente, eles ficam mais baratos depois que o período de festas acaba.

Além disso, você pode usar o décimo terceiro para pagar seus presentes à vista e negociar descontos. Outra opção muito vantajosa é fazer suas próprias lembrancinhas — por exemplo, comprando matéria-prima e preparando doces para presentear.

6. Realizar objetivos

Com certeza você tem alguns sonhos que são difíceis de realizar com sua renda mensal, não é? Uma viagem, um curso de qualificação profissional, uma mudança de carreira, etc. De fato, muitas vezes, os gastos cotidianos dificultam a realização de projetos específicos.

Diante disso, por que não aproveitar o dinheiro que entrou a mais e colocar esses planos para frente? Avalie quais são os seus objetivos e identifique aqueles que podem ser conquistados com a ajuda do décimo terceiro salário.

Se o valor não for suficiente ainda, não desista. Basta poupar o dinheiro e deixar guardado. Assim, a cada mês você pode adicionar pequenas quantias a ele e ficar cada vez mais próximo de conquistar seu objetivo.

7. Investir

Deixamos uma grande dica para o final: que tal usar seu décimo terceiro para ganhar mais dinheiro? Isso mesmo! Essa é a consequência quando se investe ele. Com isso, você multiplica o valor recebido e pode ter finais de ano ainda melhores no futuro.

Investir é colocar seu dinheiro em algo que lhe gere renda. Um exemplo é adquirir itens para revender. Outros exemplos são os produtos financeiros — a vantagem deles é que não demandam trabalho direto.

Nesse caso, o seu dinheiro é que trabalha para você. Ele fica investido e gera renda passiva. Mas para conseguir bons resultados com isso é preciso estudar. Então, vale a pena conhecer mais sobre investimentos para fazer as melhores escolhas.

Viu como há muitas maneiras de usar décimo terceiro salário com sabedoria? As dicas que demos podem não trazer a alegria instantânea de gastar tudo com lazer ou compras. Entretanto, não temos dúvidas de que elas trarão muito mais equilíbrio e qualidade de vida no longo prazo!

Quer saber mais sobre como investir seu décimo terceiro? Veja tudo o que você precisa saber sobre investimentos de renda fixa!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *