O hábito de economizar, poupar e investir dinheiro já faz parte da vida de muita gente. E se você acompanha as publicações do Blog de Valor e do canal do Blog e Valor no YouTube já deve saber que estes hábitos saudáveis são fundamentais para ter uma vida financeira muito mais organizada e tranquila – no presente e no futuro.

Mas, mesmo tendo a consciência de que fazer economia, poupar dinheiro e investir são práticas necessárias no dia a dia, é comum que sejamos sabotados por práticas tóxicas diárias – que acabam reduzindo nossa capacidade de poupar e acumular patrimônio. Os vilões da poupança e da acumulação estão presentes em situações corriqueiras, e podem fazer parte da sua rotina sem que você tenha se dado conta disso.

Existem, no entanto, algumas práticas diárias que podem ajudar você a ter hábitos financeiros mais saudáveis e poupar mais dinheiro no próximo ano. Quer saber como aumentar sua capacidade de poupar dinheiro e criar patrimônio nos anos que virão pela frente? Então continue a leitura do artigo de hoje e descubra!

Controle e organize suas finanças

Manter as finanças organizadas e devidamente controladas é um passo importante para quem deseja poupar mais dinheiro no próximo ano e não quer cair em armadilhas financeiras.

Por isso, se você ainda não tem um controle do que entra e sai de dinheiro da sua conta todos os meses e não mantém uma organização em relação aos seus rendimentos e custos, talvez seja o momento de repensar seus hábitos.

Atualmente existem uma série de ferramentas que permitem um controle e organização financeira diária de maneira muito mais rápida e simples. Aplicativos financeiros, por exemplo, podem ser excelentes ferramentas para ajudar você nesta tarefa.

Por meio deste controle e organização das suas finanças você conseguirá se manter sempre atualizado em relação à sua situação financeira e poderá encontrar com maior facilidade brechas para poupar mais dinheiro ao longo do ano.

Faça um planejamento financeiro

Com as finanças controladas e devidamente em ordem, é imprescindível adotar o hábito de manter um planejamento financeiro. Procure estabelecer metas em relação ao seu dinheiro e defina objetivos de curto, médio e longo prazo.

Se você, por exemplo, tem planos de trocar de carro no próximo ano, insira este projeto no seu planejamento financeiro e trabalhe para concluir esta meta no prazo previamente definido. Além de facilitar as tomadas de decisões em relação ao dinheiro, ter um planejamento definido pode ser muito útil para manter você focado nas metas estabelecidas.

Mas lembre-se: o seu planejamento financeiro deve ser sempre factível e de acordo com a sua realidade. Ter um planejamento financeiro irreal e distante do seu momento atual pode ser uma armadilha perigosa para quem deseja poupar mais dinheiro e acumular mais patrimônio ao longo do tempo.

Pague sempre à vista

Um dos principais vilãos do dia a dia de qualquer pessoa, o pagamento parcelado pode ser um verdadeiro sabotador dos seus planos de poupar mais dinheiro e investir mais e melhor. Isso porque o pagamento em parcelas com o cartão de crédito reduz o fluxo de dinheiro livre nos meses seguintes à compra e tende a dificultar a manutenção do hábito de poupar mais dinheiro.

O cartão de crédito, quando utilizado de maneira errada, também pode levar o poupador ao descontrole financeiro, devido à alavancagem – uma vez que você, muitas vezes, poderá estar realizando uma compra e adquirindo uma dívida que não pode quitar naquele momento. Você, portanto, fica alavancado em relação à sua real situação financeira e, em caso de eventualidades, pode acabar caindo no pesadelo das dívidas e dos altíssimos juros do rotativo.

Isso não significa que você deve abolir o cartão de crédito da sua vida. Se bem utilizado, o cartão de crédito pode ajudar você a poupar ainda mais e garantir uma boa economia em determinadas situações – como no resgate de uma passagem aérea devido ao acúmulo de milhas aéreas. Mas, se for utilizá-lo, programe-se para o pagamento integral da compra.

Pagar sempre à vista, portanto, pode ser um excelente hábito para conseguir liberar fluxo de dinheiro ao longo dos meses e ajudar você a poupar mais dinheiro e acumular patrimônio com maior facilidade.

Adote o consumo consciente

Praticar o consumo consciente no seu dia a dia pode ser uma boa maneira de poupar mais dinheiro mês após mês e fugir das práticas de autossabotagem. Para adotar o consumo consciente diariamente é preciso evitar comprar por impulso e frear qualquer comportamento de gastar dinheiro sem necessidade.

Por isso, é fundamental adotar o hábito de analisar a real necessidade de adquirir um produto ou serviço antes de sacar o cartão de crédito ou o dinheiro do bolso. Verifique se aquela compra faz, de fato, sentido para você e jamais esqueça de avaliar o custo total da compra.

Se você não sabe não sabe como calcular o custo total da sua compra, basta clicar aqui para entender mais sobre o assunto e conhecer outras dicas de como fazer boas compras no dia a dia.

Não faça dívidas

Fazer dívidas é uma das armadilhas mais sorrateiras nas quais você pode cair. Seja por conta de compras no cartão de crédito, empréstimos, carnês, financiamentos ou quaisquer outros comprometimentos financeiros, adquirir novas dívidas pode dificultar a vida de quem deseja poupar mais dinheiro nos próximos anos e acelerar a acumulação de patrimônio para a conquista da liberdade financeira.

Portanto, evite ao máximo fazer novas dívidas no próximo ano. Se você não tem o dinheiro para pagamento à vista de um bem ou um item do seu dia a dia, que tal planejar-se financeiramente para adquiri-lo daqui a algum tempo?

Insira cada uma das suas metas de compra e planeje-se para economizar, poupar mais dinheiro ao longo dos meses e, finalmente, realizar esta compra à vista – sem precisar se endividar para isso.

Com empenho, organização, planejamento e força de vontade você conseguirá fugir do hábito de se endividar para obter um bem ou um item do seu dia a dia e conseguirá manter uma rotina financeira muito mais saudável e propícia para investimentos e acumulação.

Invista no seu conhecimento

Se você já mantém todos os hábitos citados anteriormente mas ainda não está satisfeito com suas possibilidades de poupança e acumulação, pode valer a pena investir no seu conhecimento para elevar seus ganhos mensais – o que pode resultar em uma maior capacidade de poupar.

Faça um curso, procure uma especialização ou MBA  e invista no seu conhecimento no próximo ano, visando conseguir novas e melhores oportunidades de trabalho com chances de maior remuneração. Planeje-se também neste sentido para elevar seus ganhos e poupar mais depois de investir em você mesmo.

Tenha uma renda extra

Para quem tem algum tempo livre e deseja obter rendas adicionais para poupar mais dinheiro nos próximos anos, buscar trabalhos que lhe proporcionem uma renda extra além do seu salário pode ser uma opção interessante para suas finanças.  Para que esta empreitada dê certo, entretanto, é preciso atenção.

Em primeiro lugar, é fundamental que você escolha fazer trabalhos com os quais se identifique e nos quais você se destaca. Em segundo lugar, é imprescindível não deixar que esta renda extra atrapalhe seu trabalho diário e impacte negativamente na sua atividade principal.

Lembre-se que a ideia aqui é ter uma renda extra, e jamais perder sua renda principal, certo?

Aproveite melhor seu tempo

Por incrível que pareça, saber aproveitar melhor seu tempo pode ser uma excelente maneira de poupar mais dinheiro ao longo do tempo e fugir das armadilhas diárias que sabotam suas finanças e minam sua capacidade de economizar e poupar com maior intensidade.

Neste contexto, vale a pena citar a importância de mensurar o custo-benefício dos seus hábitos diários que têm como objetivo economizar dinheiro e de analisar se vale mesmo a pena economizar em determinadas situações no seu dia a dia.

Não se esqueça que o seu tempo vale dinheiro e, muitas vezes, economizar de maneira errada pode custar muito do seu tempo e privar você de conseguir aproveitá-lo melhor para gerar novos rendimentos e, consequentemente, poupar e investir mais.

Clique aqui e descubra quando algumas economias no dia a dia não são eficientes para ajudar você na tarefa de economizar, poupar e investir seu dinheiro.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *