Muito se ouve falar do Fórum Econômico Mundial. O que muitos não sabem é que o World Economic Forum, como é chamado em inglês, que também é conhecido pela sigla WEF,  tem importância e colabora com os países de diversas maneiras.

Por conta disso, conhecer o Fórum Econômico Mundial pode ser bastante útil para qualquer pessoa. Confira agora o que é e para que serve essa organização!

Fórum Econômico Mundial: o que é?

O Fórum Econômico Mundial, também conhecido pela sigla FEM em português, é uma organização internacional. Muitos lembram de organizações como Nações Unidas (ONU), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial ou Organização Internacional do Trabalho (OIT) e acreditam que o Fórum Econômico Mundial é ligado a uma dessas organizações.

Contudo, trata-se de uma instituição completamente independente, não sendo subordinada a nenhuma dessas ou outras organizações.

O FEM é localizado em Genebra, na Suíça e é responsável pela organização de encontros anuais entre diversas nações, com a colaboração de grandes corporações e renomadas empresas do mundo todo.

Todos os anos os encontros são realizados, na maioria das vezes, na cidade de Davos, também na Suíça. Sua criação foi em 1971 e recebeu o nome de Fórum Europeu de Gerenciamento.

Qual o objetivo do Fórum Econômico Mundial?

Assim como outras Organizações semelhantes, o principal objetivo do FEM é melhorar as condições atuais do mundo. O Fórum pretende fazer isso por meio de ações planejadas e executadas por líderes mundiais, economistas, empresários e investidores.

Seus colaboradores estudam e tentam compreender a situação dos países e, principalmente, os impactos da globalização sobre o mundo. A intenção é diminuir os impactos negativos e tentando maximizar seus aspectos positivos.

Assim, podemos dizer que o Fórum Econômico Mundial tem como objetivo melhorar a situação do mundo nos seguintes quesitos: econômico, político e social. Além disso, busca analisar os principais problemas que existem no mundo em relação ao desenvolvimento econômico e do comércio mundial, do meio ambiente, da política internacional e na qualidade de vida das pessoas.

Como uma última – das suas principais metas, o FEM tem como objetivo proporcionar um ambiente amigável, no qual os principais líderes políticos e econômicos do mundo possam colaborar entre si. E com o mundo, em geral.

O que são as reuniões em Davos?

Como dito, a maioria das reuniões do World Economic Forum são realizadas na cidade de Davos. Por esse motivo, outro nome dado a essa Organização é Fórum de Davos. Antes dessas reuniões anuais ocorrerem, a entidade organizou muitos simpósios acadêmicos.

Foi somente em 1974 que a Organização começou a convidar políticos, dando origem ao encontro anual que acontece até os dias de hoje. Todos os anos, são convidadas cerca de duas mil pessoas, dentre elas, líderes de diferentes setores para debater algum tema de importância, o qual muda a cada encontro.

Além de líderes políticos de diversos países, grandes nomes aparecem nas reuniões de Davos. É o caso de Bill Gates, Príncipe William (Inglaterra) e outras personalidades.

O Fórum de Davos foi utilizado em diversos momentos como uma plataforma neutra para o estabelecimento de relações diplomáticas e fechamento de pactos e acordos. Inclusive entre líderes rivais.

Quais são os principais temas discutidos em Davos?

Dentre os mais variados temas, podemos dizer que os temas mais comumente discutidos nos encontros são:

  • comércio exterior;
  • desenvolvimento econômico;
  • problemas econômicos mundiais;
  • inclusão social;
  • responsabilidade social;
  • desenvolvimento sustentável;
  • desigualdade e concentração de renda;
  • transformações sociais e econômicas;
  • colaboração, criatividade e inovação;
  • educação;
  • novas medidas para melhorar o futuro do mundo;
  • equilíbrio do poder na esfera internacional.

Críticas ao Fórum Econômico Mundial

Assim como outras organizações internacionais, o Fórum Econômico Mundial não está imune às críticas. Desde o final do século XX e início do século XXI, as críticas vêm aumentando por ativistas e outros grupos antiglobalização.

Uma das principais críticas aos encontros do FEM é o fato de considerar que a Globalização é um movimento irreversível. Por incentivar o progresso econômico, o FEM estaria contribuindo para a piora da pobreza e miséria no mundo.

As críticas também dizem respeito a depredação do meio ambiente. Pois, na visão dos críticos, a globalização e a economia de mercado seriam os maiores responsáveis por essa degradação ambiental.

Por causa de alguns protestos que ocorreram, que ocasionou a destruição de patrimônio, de terceiros inclusive, os encontros atuais acontecem com muito mais segurança. O gasto alto com segurança, porém, também é alvo de críticas.

Outras contribuições do Fórum Econômico Mundial

Além desses encontros, nos quais são discutidos temas importantes em relação ao mundo, o Fórum também contribui gerando relatórios de pesquisas nos mais variados temas e setores. Além disso, colabora com iniciativas que tentam solucionar problemas mundiais através de parcerias público-privadas.

No site oficial do World Economic Forum é possível encontrar diversos relatórios. Os mais conhecidos são:

  • Global Competitiveness Report;
  • Global Gender Gap;
  • Annual Report;
  • The Travel and Tourism Competitiveness Report.

Lembrando que, além desses, há muitos outros relatórios sobre os mais diversos e variados setores. Vale a pena entrar no site e analisá-los. Todos estão disponíveis em inglês.

Artigos relacionados:

O Fórum Econômico Mundial, portanto, é um evento totalmente independente. E, apesar das críticas, segue com o objetivo melhorar as condições do mundo e reduzir com problemas econômicos, políticos e sociais, principalmente aqueles causados pela globalização.

E você, já sabia da utilidade do Forum Economico Mundial? Então continue seu aprendizado sobre outras organizações mundiais importantes e confira agora para que serve a Organização Mundial do Comércio (OMC)!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *