O organograma empresarial é uma ferramenta de grande valor para os negócios. A razão é que ela ajuda a entender de forma mais clara quais são as funções e responsabilidades de cada área e profissional em uma companhia.
Mas você sabia que existem diferentes tipos de organogramas? Os principais são o vertical, horizontal, matricial, circular e funcional. Cada um deles tem características específicas, sendo mais (ou menos) indicados para uma empresa, dependendo das suas características.
Se você tem um negócio ou faz a gestão de uma empresa, confira neste artigo quais são os principais tipos de organograma empresarial e descubra qual é o mais adequado para o seu caso!
O que é um organograma empresarial?
O organograma empresarial é uma ferramenta visual que representa a estrutura hierárquica de um negócio. Assim, ela ajuda a promover mais transparência a todos os profissionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais organizado e produtivo.
Na prática, com essa ferramenta, empresas dos mais variados portes e setores podem obter uma série de benefícios. Além de mais clareza em relação à hierarquia de cargos e setores, o organograma empresarial colabora com companhias em fatores, como:
- comunicação interna;
- eficiência operacional;
- gestão de recursos humanos;
- cultura organizacional;
- integração de novos funcionários;
- desenvolvimento de carreira dos colaboradores.
Quais são os principais tipos de organograma empresarial?
Agora que você já entendeu o conceito de organograma empresarial e os seus benefícios, veja nos tópicos a seguir os seus principais tipos!
Organograma vertical
O organograma vertical é o mais tradicional entre todas as opções. Também chamado de organograma clássico, ele representa a hierarquia de uma empresa de cima para baixo. Ou seja, quem está no topo tem mais autoridade e responsabilidades no negócio.
Esse tipo de organograma costuma ser interessante para empresas com estruturas bem definidas. Ele facilita a visualização hierárquica e de cada função na companhia, além de otimizar atividades de supervisão e controle.
Por outro lado, esse modelo de organograma é considerado mais rígido. Em razão disso, ele pode dificultar a comunicação entre diferentes níveis hierárquicos, por exemplo, e desmotivar colaboradores em camadas inferiores devido à sua estrutura pouco flexível.
Organograma horizontal
Diferentemente do modelo vertical, o organograma horizontal possui uma estrutura plana com poucos níveis hierárquicos. Ele enfatiza a colaboração e a comunicação em um nível mais linear, oferecendo mais autonomia aos funcionários.
Por conta dessas características, esse tipo de organograma empresarial é considerado mais flexível. Dessa forma, ele pode, por exemplo, estimular a interação e a cooperação entre colaboradores, inclusive melhorando os seus níveis de motivação e satisfação.
Contudo, se uma empresa possui muitas funções diferentes, essa opção pode gerar confusões em aspectos como a definição de responsabilidades. Além disso, há a possibilidade de haver dificuldades em termos de controle e supervisão.
Organograma matricial
O organograma matricial é um modelo que combina aspectos dos dois tipos anteriores, o vertical e o horizontal. Nessa opção, há linhas de autoridade múltiplas para diferentes projetos ou departamentos, sendo aplicável em negócios nos quais os colaboradores reportam a mais de um gerente.
Da mesma forma que o organograma horizontal, esse modelo é mais flexível, estimulando a colaboração e comunicação entre diferentes áreas da empresa. Por outro lado, ele pode gerar conflitos de autoridade e até mesmo ser confuso devido às diversas linhas de comando.
Desse modo, o organograma matricial é um modelo que requer uma gestão bem coordenada para evitar esses problemas.
Organograma circular
Mais uma opção de organograma empresarial é o circular, também chamado de radial. Como o próprio nome sugere, esse modelo representa a estrutura organizacional em formato de círculo, com a alta gerência no centro e as camadas de colaboradores ao redor.
Esse tipo de organograma é visualmente intuitivo, costuma ser mais motivador e menos hierárquico que o vertical, por exemplo, e ajuda a promover a cooperação. No entanto, ele pode não ser apropriado para todas as culturas organizacionais e gerar dificuldades de interpretação para algumas pessoas.
Organograma funcional
Por último, outro tipo de organograma empresarial é o funcional. Ele divide a empresa com base nas funções de cada departamento — marketing, finanças, recursos humanos etc., sendo comum em negócios de médio e grande porte.
Um ponto positivo dessa opção é que ela oferece uma visualização clara da organização de cada área da empresa. Por outro lado, esse modelo pode levar a uma falta de comunicação e colaboração entre departamentos, criando barreiras e centralizando decisões em cada setor.
Como escolher o organograma adequado para uma empresa?
Com as explicações anteriores, agora você conhece os principais tipos de organograma empresarial. Mas qual é o melhor para o seu caso? Para responder a essa pergunta, é preciso considerar os seguintes aspectos:
- tamanho e complexidade da empresa;
- setor de atuação do negócio;
- cultura organizacional;
- necessidade de coordenação;
- nível de flexibilidade da companhia.
Ainda sobre a escolha e a montagem de um organograma empresarial, é válido observar que ele pode ser adaptado, por exemplo, em relação à terceirização de setores. Em um negócio, é comum que algumas áreas sejam terceirizadas para melhorar a eficiência, reduzir custos, entre outras questões.
Um exemplo bastante comum nesse sentido envolve o setor de marketing. Em muitas empresas, é normal essa terceirização, por permitir que negócios contem com o trabalho de profissionais especializados no assunto, não tenham que fazer contratações internas e foquem seu core business.
A ABContent, por exemplo, é especializada na produção de conteúdos para a internet e possui parcerias com grandes empresas. Logo, se o seu negócio faz ou pretende fazer terceirizações, também é interessante incluí-las no organograma empresarial.
Afinal, embora não se trate de uma área interna da companhia, a terceirização de um serviço pode ter um papel significativo nas operações e nos resultados do negócio. Portanto, faz sentido considerá-la.
Com as informações deste artigo, você conheceu os principais tipos de organograma empresarial. Agora, estude bem cada modelo para decidir qual se encaixa melhor no negócio em que você atua. Como você viu, essa ferramenta oferece uma série de benefícios.
Para complementar seus estudos, confira esse outro post sobre 5 vantagens de terceirizar o marketing digital da sua empresa!