Melhorar sua experiência no ambiente digital significa melhorar sua rotina online e parar de perder tempo com o que não importa.

Se falta disciplina em seu dia a dia na internet, isso pode lhe impedir de alcançar seus objetivos. Principalmente quando falamos em hábitos de consumo online, que também são armadilhas online que podem prejudicar sua vida.

Já se sentiu desmotivado ou com a impressão que não consegue fazer nada do que planejou? Fique tranquilo: isso não significa que você é um incompetente, mas também você precisa se ajudar, aprendendo como melhorar sua experiência no ambiente digital.

Por isso que você precisa ver as dicas abaixo! Aprenda o que é ambiente digital e as principais dicas que irão ajudar você a definir como se comportar para tornar a internet sua aliada.

O que é ambiente digital?

Praticamente qualquer ambiente fora do mundo físico. Um site é um ambiente digital. Seu jogo de videogame favorito é um ambiente digital. Fóruns e mídias sociais idem.

O uso mal direcionado de qualquer um dos três – e de qualquer ambiente digital – pode ser o que está arruinando sua rotina online e atrapalhando você a alcançar melhor produtividade diária.

E é exatamente por isso que não pode perder as próximas dicas!

1. Limpe suas mídias sociais

É impossível não colocar as mídias sociais no primeiro item dessa lista. É bem provável que ela seja a principal vilã para derrubar sua produtividade ou, bem pior, estar acentuando problemas de ansiedade, que podem se tornar difíceis de controlar.

Mesmo que você trabalhe com elas – vendendo pelo Instagram, por exemplo, é importante saber o que está acompanhando. Você pode se interessar pela vida de celebridades, mas se é apenas isso que aparece nas suas mídias, ela pode estar acabando com sua rotina.

Por isso, não tenha pena de fazer uma limpeza das suas redes sociais e deixar de seguir o máximo de perfis possíveis. Mas não exclua todos!

Você é um ser humano e tem suas preferências que vão além do trabalho. Por isso, mantenha sim alguns perfis relacionados ao seu hobby, mas deixe apenas alguns favoritos para não se alienar dos assuntos que gosta.

Caso não saiba muito bem quais são seus favoritos, tem outra alternativa: deixe de seguir todos e siga as hashtags. No Instagram, você pode escolher algumas hashtags usadas por seus influenciadores digitais e segui-las. Dessa maneira, pode descobrir conteúdo interessante de perfis que nunca ouviu falar.

2. Organize seus horários de trabalho e lazer

O segundo passo para uma rotina online mais produtiva (e proveitosa!) é organizar bem seus horários.

Se possui um emprego convencional, certamente que seu horário de trabalho já está definido. Por outro lado, se trabalha sozinho ou empreende digitalmente, você é quem deverá definir esse horário para trabalhar.

Consequentemente, também deverá deixar claro quais são os horários de lazer, no qual poderá acessar livremente qualquer rede. Afinal de contas, é possível encontrar equilíbrio para empreendedores, mesmo em uma rotina atarefada.

Dica: tanto o Instagram quanto o Facebook possuem ferramentas no qual pode limitar o tempo e o horário de uso dos seus aplicativos. Acesse o menu de configurações do aplicativo e encontre as opções relacionadas à atividade para definir esses limites.

3. Acompanhe coisas positivas

Nós, como seres humanos, temos uma atração inerente às más notícias que até hoje não foi explicada por completo. Mesmo que nos faça mal, algumas vezes é inevitável.

Não é à toa que noticiários costumam transmitir muito mais as más notícias que as boas e programas policiais façam sucesso. Ainda assim, é importante controlar esse impulso na sua rotina online.

Por nos dar uma má sensação, alguma má notícia pode acabar nos causando tristeza ou reduza nossa motivação, levando junto nossa produtividade. Por isso, foque em absorver conteúdo de coisas positivas, especialmente antes de trabalhar.

4. Proteja seus dados

Problemas com segurança digital podem arruinar seu dia. Pergunte a qualquer um que já teve informações íntimas vazadas ou sofreu tentativas de extorsão nas redes.

Pode parecer perda de tempo, mas dedicar algum tempo para melhorar as medidas de segurança de seus acessos e aplicativos é essencial, mesmo que não pareça quando está tudo bem.

Apps de mensagens como o Telegram e WhatsApp contam com funções chamadas Autenticação em dois fatores. Essa medida permite que crie uma segunda senha, solicitada periodicamente.

Se usa o WhatsApp para negócios, essa medida se torna ainda mais importante. Afinal, ninguém quer ver sua base de clientes indo para nas mãos da concorrência por conta de um vazamento, certo? Ou uma conversa pessoal ser vazada por aí, não é mesmo?

Cada vez que acessar um site ou app que precise realizar cadastro, se informe sobre medidas para melhorar sua segurança de acesso, como a que mostramos acima.

5. Compre com segurança

Outra dica para melhorar sua experiência no ambiente digital, mas feita para quem costuma fazer muitas compras online. Se já tem experiência comprando pela internet e poucas vezes temos problemas, é provável que certos descuidos aconteçam.

Por isso é importante ter atenção. Evite compras na qual tem de fazer um depósito ou transferência antecipado diretamente ao vendedor, preferindo optar por intermediários como MercadoPago ou PagSeguro. Além disso, procure se cadastrar em sites como o PayPal, que protege suas informações de cartão dos vendedores.

Também nunca faça compras em um aparelho público. Mesmo que apareça uma promoção irresistível no momento, opte por usar seu celular ou computador para isso. Como aparelhos públicos são usados por muitas pessoas, nunca se sabe quando algum software de receptação de dados pode estar instalado.

Procure fazer compras seguras, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais.

6. Prefira apps e sites úteis para consumir conteúdo!

Seu hobby pode não ter relação com sua área de trabalho. Não é um problema seguir alguns perfis ou hashtags assim, como falamos na primeira dica do artigo. Mas não se limite apenas aos seus gostos!

Além de procurar coisas positivas, busque também acessar apps e sites úteis para o seu desenvolvimento profissional. Dessa maneira, conseguirá equilibrar conteúdo de coisas que gosta, mas sem perder a chance de se desenvolver.

Para fazer uma melhor seleção dos conteúdos que consome, recomendamos aplicativos como o Feedly e o Pocket. No primeiro, pode cadastrar seus sites favoritos para não perder novos posts. O Pocket permite salvar links de coisas interessantes que encontrou na internet para ver depois.

Curtiu as nossas dicas de como melhorar a sua experiência no ambiente digital? Se gostou, então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e ajude seus amigos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *