Independente da idade e da condição financeira de que disponha, todos nós já pensamos em como e quando comprar o primeiro carro. Afinal, a maioria das pessoas gostariam de ter a liberdade de poder sair de casa na hora que desejar, de ter mais conforto e também autonomia.

As vantagens de possuir um veículo próprio são muitas. Contudo, saber como fazer um bom negócio na hora da compra do primeiro carro é essencial.

Quer saber como escolher o carro ideal? Então leia o artigo e descubra como se sair bem na hora de comprar o seu primeiro carro!

Organize suas finanças

Muitas pessoas ficam extremamente ansiosas para comprar o primeiro carro. O mais importante é segurar a ansiedade e não agir por impulso. Comprar um bem que tenha um valor alto sem se planejar pode ser um tiro no pé.

Antes de tomar qualquer atitude, como escolher o modelo ideal e analisar os valores nas lojas, organize-se financeiramente. Arrume suas contas, pague suas dívidas e aprenda a ter controle sobre as finanças.

Assim, você poderá juntar um bom valor para dar de entrada ou pagar à vista e não se atrapalhar com essa nova dívida que entrará no seu orçamento. Tenha em mente que um veículo é um passivo que pode representar gastos bastante altos, principalmente nos primeiros meses. Por isso, é essencial ser organizado.

Quando tiver todas as contas em ordem e ter se livrados de possíveis dívidas, defina o valor máximo que poderá usar para a aquisição desse novo veículo.

Se você precisa aprender a organizar suas finanças, dê uma olhada nesses artigos:

Escolha bem o modelo do carro

Com as contas em ordem e com o valor máximo para a compra definido, você já pode analisar os modelos e fazer pesquisas de preços e comparações nas lojas. Não escolha o modelo por impulso ou apenas por gostar de uma determinada marca. Pense na relação custo x benefício e qual o carro ideal para os seus objetivos.

Você deve escolher o carro adequado ao seu estilo de vida. Precisa ter em mente quais as utilidades que pretende aplicar a ele, se é para viajar, andar dentro da cidade, para trabalhar, andar em estradas rurais, fazer roteiros de aventuras, etc.

Veja os custos médios do modelo que você deseja, como: manutenção, revisão, valor das peças, qual o nível de consumo de combustível, entre outras informações importantes. Assim, fica mais fácil escolher o modelo ideal para você e que caiba na sua programação financeira.

Outro fator que você precisa levar em consideração são as despesas que acompanham o veículo, como o IPVA, seguro veicular, seguro DPVAT e outras taxas relacionadas. Para cada modelo será um valor diferente.

Analise se você pretende comprar um carro novo, seminovo ou usado e qual dos três apresenta melhores condições para vender ou trocar posteriormente. Dependendo do tempo que você pretende ficar com o automóvel, determinada modalidade será mais interessante que as demais.

Tudo isso deve ser levado em conta e colocado no orçamento na hora de escolher o modelo. Precisa de ajuda para escolher o melhor carro para você? Analise esses artigos:

Analise as formas de pagamento

Se você puder esperar, juntar um bom dinheiro e pagar o carro que você deseja à vista, melhor ainda. Pagar todo o valor de imediato ajudará você a não se atrapalhar nas finanças e a evitar que assuma uma nova dívida. Ainda, como o valor é alto, fica mais fácil de pedir um bom desconto e pagar um valor menor pelo produto.

Mas se isso não for possível e você precisar muito do carro no momento, o ideal é analisar todas as formas possíveis de pagamento. Entenda que financiamentos e outras modalidades de parcelamento que as lojas oferecem têm juros nas parcelas e que, dependendo da loja e do tipo de carro, podem ser bem elevados.

Um carro financiado pode custar bem mais que o valor à vista. Por isso, é importante calcular e atentar-se quanto a essa questão.

Veja os carros com alguém que entenda do assunto

Infelizmente, o mundo está cheio de vendedores que tentam forçar uma venda falando inverdades sobre o produto. Por isso, tente ir nas lojas olhar os modelos acompanhado de alguém que entenda um pouco sobre mecânica e carros em geral.

A maioria das pessoas acaba escolhendo um carro seminovo ou usado para ser seu primeiro veículo. Por isso, peça para quem for lhe auxiliar, que analise aspectos tais quais: o nível de cuidado que se teve com o carro, a qualidade dos pneus, as luzes do painel, lataria, desgastes, carimbo de revisões e documentação, etc.

Se estiver tudo em ordem e a pessoa de sua confiança disser que tudo está em perfeito funcionamento, você pode considerar em levar o carro.

Tenha sempre uma reserva financeira para o carro

Compre o carro somente quando você estiver com “folga” nas finanças. Ou seja, mesmo se você tiver o dinheiro para a compra, não compre-o caso não tenha dinheiro sobrando no final do mês.

Isso porque, além das parcelas e gastos básicos com impostos e documentação, podem acontecer imprevistos e/ou acidentes. Para piorar, o valor que podemos desembolsar pode ser maior que o imaginado. Por isso, não é uma boa ideia adquirir um veículo num momento conturbado, financeiramente falando.

O ideal é que você se planeje financeiramente para esta compra e mantenha uma reserva financeira para imprevistos ou custos extras oriundos desta nova aquisição. Além disso, vale a pena ter uma reserva emergencial devidamente estabelecida antes de dar este importante passo.

Escolha pela qualidade e não pelo preço

Escolha o que apresenta melhor custo-benefício. Apesar do valor do automóvel ser um fator importante na hora da escolha, pense na qualidade do produto. Até porque o barato pode sair caro.

Escolha um veículo que realmente valha a pena e que tenha qualidade, suspeitando sempre de valores muito abaixo do mercado.

Comprar o primeiro carro pode ser desafiador, pois há muitos fatores que devem ser levados em consideração antes de tomar a decisão final. Isso jamais pode ser feito por impulso e você precisa pensar muito antes de tomar  esta decisão para poder organizar-se financeiramente e escolher o melhor automóvel para seu estilo de vida e que caiba no seu bolso.

Portanto, se você quer adquirir seu primeiro carro, siga as dicas e planeje-se. Assim você fará uma ótima escolha!

Quer aprender a fazer seu dinheiro trabalhar para você? Então assine a newsletter e aprenda a fazer seu dinheiro render!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *