Tornar-se um profissional melhor é o que a grande maioria das pessoas deseja, seja por realização pessoal, para conseguir um aumento, uma promoção ou um emprego melhor. Afinal, obter reconhecimento pelo nosso trabalho e pelo bom desempenho é gratificante e nos estimula a melhorar sempre mais.

Seja no mercado de trabalho ou no mundo dos negócios é essencial se destacar. E, por isso, devemos sempre procurar melhorar cada vez mais nossas qualidades profissionais e principalmente, nossas deficiências.

Mas como se tornar um profissional melhor? É sobre isso que você lerá a partir de agora. Acompanhe o artigo e saiba como enxergar suas dificuldades e evoluir profissionalmente!

1. Nunca pare de aprender

Todo profissional precisa continuar se atualizando e aprendendo sobre assuntos novos referentes à sua área profissional. Por isso, busque especializações, cursos livres, participe de palestras e de grupos de estudo ou de pessoas do mesmo ramo para sempre ficar sabendo das novidades e mudanças que acontecem na sua área.

Um profissional que para de estudar depois da faculdade ou especialização poderá estar correndo o risco de ser trocado. Por isso, estudo é tudo.

2.  Aprenda sobre vários assuntos

Por um lado, é usual afirmarem que devemos estudar sobre o nosso ramo para sermos o mais competentes possível. Por outro, aprender somente sobre o que estudamos e sobre a área que atuamos pode nos privar de ampliarmos nossa visão.

Lembre-se sempre que não necessariamente precisamos ter conhecimento sobre apenas uma única área. Por isso, procure aprender sobre outros assuntos que gosta, pois isso lhe fará crescer e ter um bom repertório de competências.

Busque também aprender sobre assuntos que possam khe ajudar na carreira, como técnicas de negociação, oratória, administração de tempo, finanças, idiomas, dentre outros assuntos.

3. Aprimore o que sabe e melhore seus pontos fracos

Todo ser humano tem suas forças e fraquezas. Por isso, veja como melhorar ainda mais seus pontos fortes e analise como você pode treinar os seus pontos fracos.

Por exemplo, se tem dificuldade para falar, tente fazer um curso de oratória. Se você não sabe como fazer amigos, procure ajuda especializada para isso.

Para todos os itens que precisamos melhorar em nossas qualidades pessoais ou profissionais há uma solução, seja em cursos, livros, sites ou consultas com especialistas.

4. Aprenda a ser eficiente

Veja técnicas ou estude maneiras de fazer o trabalho bem feito da forma mais rápida e eficiente o possível. Assim, você saberá otimizar seu tempo e aprenderá a ser mais produtivo.

Isso torna o profissional mais atraente para a empresa. Caso você queira ter seu próprio empreendimento, saberá gerir melhor seus prazos e fará o que deve ser feito de forma mais eficaz.

Leia mais sobre:

5. Seja interessado

Além de fazer bem seu trabalho, demonstre interesse em participar em outras atividades da equipe e ofereça auxílio aos outros. Ser prestativo poderá lhe ajudar futuramente, quando você precisar de ajuda em outra tarefa.

Quer saber mais sobre como trabalhar em equipe de forma eficiente? Então veja 5 práticas que podem lhe ajudar nisso!

6.  Aprenda a lidar com as pessoas

Em qualquer ambiente, seja corporativo, entre amigos, familiar ou em eventos sociais, todos nós teremos que lidar com tipos de pessoas distintas. Inclusive com aquelas que não gostamos.

Por isso, saber se controlar e aprender a lidar com as diferenças é importante. Dessa forma, você evita brigas e desentendimentos e, principalmente, estresse.

7. Faça networking e aprenda com os outros

O networking poderá lhe ajudar a encontrar boas oportunidades de negócios e excelentes postos de trabalho. Portanto, participe de eventos, principalmente aqueles direcionados à sua área ou do ramo que você deseja trabalhar e aprender sobre.

Use esses momentos para fazer amizades, conversar e claro, aprender com os outros, independentemente da área. Seja interessado no que os outros têm a dizer, e procure ensinamentos dos maiores especialistas no ramo.

Quer aprender mais sobre networking e como usar essa ferramenta para alavancar sua carreira? Então clique nesse link e leia um artigo sobre o assunto!

8. Seja proativo e tenha iniciativa

Já foi dito sobre a importância de ser prestativo e ajudar os outros. Além disso, você precisa ser proativo e ter iniciativa, seja para iniciar um projeto, falar sobre mudanças que deveriam ser feitas no ambiente de trabalho e dar ideias.

Não use o local de trabalho apenas para trabalhar, mas sim para aprender e participar ativamente de tudo o que acontece nele.

9. Aprenda sobre vendas e persuasão

Aprender sobre marketing pessoal é interessante para todo e qualquer profissional e empreendedor. Mas, aprender sobre vendas e persuasão pode LHe ajudar muito no mercado de trabalho.

Todos nós vendemos e tentamos persuadir outros a todo momento, seja para conseguir desconto em alguma compra ou convencer o marido ou a mulher a fazer alguma coisa. Por isso, aprender sobre isso facilitará seu trabalho, seja para conseguir um aumento, influenciar as pessoas ou fazerem os outros a gostarem de você.

10. Seja organizado

Ser organizado é a base para que tudo seja feito de forma correta e que nada seja esquecido. Isso vale tanto para o trabalho quanto para a vida pessoal.

Por isso, tenha sempre o hábito de anotar tudo, fazer o cronograma do dia seguinte antes de dormir e usar a tecnologia a seu favor. Dessa forma, você garante sua eficiência e evita perder tempo lembrando o que deve ser feito como prioridade.

Veja alguns artigos que podem lhe ajudar na organização:

Ser um profissional melhor demanda trabalho, mas vale muito a pena. Todos aqueles que gostam de ser reconhecidos pelo desempenho devem seguir essas dicas.

Com o tempo, você se tornará um profissional mais assertivo e completo. Por isso, não deixe de seguir essas dicas e torne-se o profissional que todos desejam ter em qualquer empresa!

Gostou do artigo? Que tal aprender muito mais assistindo vídeos? Então se inscreva no Canal do André Bona no Youtube e fique por dentro de tudo sobre investimentos, finanças e muito mais!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *