Quando alguém pensa em abrir um negócio, uma das análises possíveis é a respeito dos melhores países para empreender. Dificilmente imagina-se que o Brasil estará entre os primeiros da lista neste quesito, não é?
Podemos acreditar que a burocracia, as altas taxas de impostos e as dificuldades econômicas do país são obstáculos para que isso ocorra de forma eficiente. Todavia, para nossa surpresa, o Brasil é um país muito empreendedor, apesar do fato de que abrir um negócio ainda ser difícil no país, segundo o próprio Banco Mundial.
E é por conta da burocracia e de tantas outras dificuldades que muitos temem em abrir uma empresa ou começar algo inovador em nosso mercado. Como alternativa, decidem dar início aos seus negócios em outro lugar do mundo.
Se você deseja empreender mas tem medo que possa dar errado aqui no Brasil, este texto é para você! Conheça 13 dos melhores países para empreendedores e para quem deseja ter sucesso nos negócios!
1. Austrália
O país que fica na Oceania apresenta niveis altissimos de salários, sendo um dos países com o maior salário mínimo do mundo. Entretanto, isso não é obstáculo para abrir um negócio, pois o país apresenta políticas muito transparentes de negócios, boa conectividade e infraestrutura para isso.
2. Singapura
Este país ganhou fama por ter melhorado muito, principalmente em tecnologia nos últimos anos. É um país com boa qualidade de vida e bem desenvolvido.
Singapura já foi, inclusive, considerado pelo jornal The Economist como o “ecossistema empreendedor mais populoso do mundo”.
O título não foi à toa, pois o país é considerado excelente para startups, apresenta boa conectividade, fácil acesso a capital e boa infraestrutura.
3. Canadá
O país chamou atenção nos últimos anos, principalmente dos brasileiros, por conta de suas “campanhas” para atrair imigrantes que desejavam se mudar para trabalhar no país.
O Canadá sempre foi considerado um local de oportunidades e é bem cotado graças às infraestruturas, que são bem desenvolvidas, práticas de negócios claras e alto nível de qualificação da força de trabalho.
Uma das políticas que o país lançou e é interessante foi o “Startup Visa”. Lançado em 2015, tinha como objetivo conectar imigrantes que querem empreender e organizações do país pertencentes ao setor privado.
4. Suíça
O país sempre foi bem visto por outras nações, principalmente pela alta qualidade de vida que possui. A Suíça é atraente para empreendedores principalmente porque apresenta baixas taxas de impostos para empresas.
Ainda, possui acesso fácil a capital e a legislação é transparente, beneficiando tanto empresários quanto trabalhadores que são altamente qualificados e possuem boa educação.
5. Estados Unidos
Logicamente, o “berço” do capitalismo não poderia ficar de fora da lista. Os Estados Unidos estão entre os melhores países do mundo para empreendedores, principalmente pela boa conectividade, fácil acesso à sua capital e pela sua forte economia.
Inclusive, vale lembrar que muitas das maiores empresas do mundo nasceram lá, mais precisamente em Silicon Valley, na Califórnia. Facebook, Google, Apple e outras grandes marcas são exemplos de que os EUA é excelente para abrir negócios.
6. Alemanha
A Alemanha ganhou destaque nos últimos anos e vem se apresentando como uma das economias mais fortes da União Europeia e do continente europeu.
Considerado o melhor país do mundo para empreendedores, apresenta elevadíssima conectividade, infraestrutura altamente desenvolvida e mão de obra qualificada. O país também apresenta facilidade de acesso a capital e boas políticas para empreendedores.
7. Japão
O país asiático que é conhecido pela segurança, qualidade de vida, pessoas muito trabalhadoras e boas tecnologias com certeza seria um dos melhores para empreender. Fica somente atrás da Alemanha.
Aspectos como: infraestrutura desenvolvida, prática de negócios claros, qualificação profissional da população, segurança jurídica, boa conexão com o mundo, inovação e tecnologia fazem do Japão um excelente local para se arriscar no empreendedorismo.
8. Luxemburgo
País que pode ser desconhecido por alguns, é um pequeno Grão Ducado que fica entre a Alemanha, Bélgica e França. O que muitos não imaginam é que esse país é uma espécie de “berço dos negócios” na Europa.
Apresenta alta qualidade de vida e segurança. Possui uma população altamente qualificada e as leis apresentam boa segurança para quem deseja abrir empresas no país.
9. Dinamarca
O país escandinavo se encontra em uma das melhores posições do ranking por apresentar excelente segurança jurídica, mão de obra qualificada e altos índices de instrução da população.
10. Coreia do Sul
O país se desenvolveu muito rapidamente. E hoje é um excelente país para abrir negócios principalmente por apresentar um ambiente bastante empreendedor, tecnologias avançadas e um alto índice de inovação.
11. China
Um dos países que mais cresceu economicamente no mundo e agora é até visto como uma “ameaça” ao poder econômico dos Estados Unidos. A China é excelente em inovação, tem boa conexão com o mundo e apresenta mão de obra qualificada.
Contudo, este país apresenta duas falhas: falta de claridade nos negócios e pouca segurança jurídica.
12. India
O país está crescendo economicamente e vem atraindo atenção internacional. Apresenta boa conexão com o mundo, mão de obra especializada e ambiente empreendedor.
Obviamente, as oportunidades não chegam perto de se comparar com as dos demais países da lista, mas não deixa de estar entre os 30 melhores para empreender.
Como é um país que ainda precisa evoluir muito, empreendedores podem encontrar dificuldades, como: infraestrutura ruim e falta de população escolarizada.
(Bônus) 13. Brasil
Como citado, o Brasil é um país considerado empreendedor. Mas abrir um negócio é difícil aqui e os empreendedores enfrentam diversos obstáculos para isso.
Contudo, o Brasil está entre os 30 melhores países do mundo para empreender. Desta forma, podemos dizer que não necessariamente é ruim empreender aqui. O país apresenta boa conexão com o mundo e ambiente empreendedor.
Porém, os pontos negativos são: falta de transparência nos negócios, infraestrutura debilitada, falta de população com qualificação, pouca tecnologia. A segurança jurídica também não é das melhores.
Conclusão
Estes foram alguns dos melhores países para empreender e que merecem sua atenção caso queira imigrar para iniciar seu negócio. O ideal é conhecer bem sobre as facilidades e dificuldades para abrir uma empresa nesses lugares e escolher o que mais lhe agradar.
Ainda, vale destacar que, caso seu objetivo não seja sair do país, também é possível empreender no Brasil, apesar das dificuldades.
Seja aqui ou em outro país, tenha em mente que o mais importante é nunca parar de aprender sobre empreendedorismo. Vale também manter a persistência e trabalhar duro.
E você, já pensou em empreender? Então descubra 7 Motivos pelos quais você deveria investir em um negócio próprio e continue aprendendo mais sobre o assunto!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!
2 Comentários
Brasil nessa lista é a maior piada de todas.
Qual a fonte desse ranking?
O banco mundial?