Você sabe a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo? Dificilmente as pessoas sabem definir quais as distinções, e muitos sequer sabem que existe esses dois tipos de moeda no mercado brasileiro.

Conhecendo ou não, saber que elas existem e quesão diferentes é bastante importante, principalmente para aqueles que desejam viajar ou fazer negócios nos Estados Unidos, por exemplo. E, para complicar um pouco, saiba que ainda existe uma terceira categoria do dólar, o paralelo.

Cada uma dessas cotações da moeda norte-americana têm uma finalidade diferente. Mas, por que existem essas diferenciações e como elas funcionam? É sobre isso que este artigo vai tratar.

Quer saber a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo? Então leia o artigo e esclareça todas as suas dúvidas!

O que é o dólar comercial?

O dólar comercial é utilizado pelas grandes empresas na realização da maioria das transações comerciais internacionais, principalmente nas importações e exportações de mercadorias.

Essa cotação também é utilizada em:

  • movimentações financeiras do governo fora do país;
  • empréstimos de brasileiros que vivem no exterior, quando registrados no Banco Central.

Essa taxa é negociada entre os bancos e as empresas com o intuito de estabelecer uma posição no comércio exterior e fechar as remessas de capitais. Na prática, é possível ver valores distintos para essa cotação do dólar em diversas fontes.

Isso ocorre porque as transações ocorrem durante todo o horário de funcionamento dos bancos. Assim, as taxas podem variar.

Quem define a cotação do dólar comercial é o mercado. O Banco Central pode intervir comprando ou vendendo a moeda para evitar uma desvalorização ou valorização brusca.

Essa atitude do BC nem sempre é vista com bons olhos, pois no regime de câmbio flutuante, o valor é definido pelo mercado, valendo-se da lei da oferta e da demanda, sem que o governo intervenha.

O que é o dólar turismo?

Essa talvez seja a cotação do dólar mais fácil de explicar. O dólar turismo nada mais é do que aquele que as pessoas compram quando precisam viajar para o exterior.

Assim, é utilizado como referência para a compra de passagens aéreas, gastos em estabelecimentos e conversão do valor utilizado na moeda estrangeira no cartão de crédito.

Sempre que compramos dólar para viajar, estaremos pagando pela cotação do dólar turismo, que é um pouco mais alta se comparada com o dólar comercial.

Lembre-se que vivemos em uma sociedade que sobrevive com o consumo. Quando uma pessoa viaja, espera-se que ela consuma muito, e o dólar turismo ajuda a movimentar a economia. Assim, o setor turístico consegue arrecadar mais.

Por isso que o dólar turismo tem uma cotação maior que a do dólar comercial, pois este último serve para negócios. O dólar turismo geralmente se mantém cerca de 20 ou 30 centavos mais caro que o comercial.

Quando o dólar aumenta, a cotação do dólar turismo obviamente também sofre acréscimo no seu valor.

Quer viajar mas está com medo do dólar em alta? Então confira estes artigos que podem lhe ajudar a preparar uma viagem sem se preocupar com isso:

A terceira cotação do dólar: do que se trata o dólar paralelo?

As duas cotações do dólar mais comentadas e utilizadas são as citadas anteriormente: o comercial e o turismo. Mas, você lembra que comentamos que havia uma terceira cotação da moeda? Sim, o dólar paralelo. Apesar de pouco conhecido e divulgado, vale a pena conhecer.

O dólar paralelo pode ser considerado uma cotação “não oficial”. Antigamente, essa cotação era utilizada como forma de proteção contra as “surpresas” econômicas e medidas do governo, como o confisco da poupança em governos anteriores. Assim, as pessoas usavam o dólar paralelo como forma de proteção, e não como especulação.

Atualmente, os negócios realizados com dólar paralelo são feitos de forma clandestina. Dessa forma, quem for pego realizando essas transações pode sofrer penalidades.

Por isso, essa terceira cotação não é utilizada como parâmetro para definir o valor da moeda norte-americana. De qualquer forma, saber da sua existência é interessante, principalmente para quem não quer se prejudicar e cair em ciladas.

Qual a diferença entre eles?

Depois de conhecer o dólar paralelo, devemos voltar às duas cotações que realmente importam, que são o dólar comercial e o dólar turismo. Fica fácil saber a diferença entre os dois tipos.

Enquanto o comercial é utilizado nas relações entre empresas e entre pessoas e instituições, o dólar turismo é o valor utilizado por quem deseja viajar Mas você sabe como funciona a compra e venda de cada um deles?

Primeiro, é importante saber de duas taxas que funcionam de forma diferente: a taxa de compra e a taxa de venda. A taxa de venda é o valor que o banco utiliza para estabelecer o preço de venda da moeda estrangeira.

A taxa de compra, por sua vez, é a utilizada quando a instituição financeira irá comprar divisas de você, por exemplo, algum valor que tenha sobrado em espécie quando você retorna de uma viagem.

Quando compramos dólar, estamos comprando pela cotação de venda, que é a mais alta, sendo essa a que você deve considerar no seu planejamento. Quando vendemos, é utilizada a taxa de compra, que é mais baixa.

Conclusão

O dólar comercial e o dólar turismo são as duas cotações utilizadas para definir o valor da moeda norte-americana. Cada qual serve para diferentes tipos de situações.

Sendo assim, se você pretende viajar, morar no exterior ou quer fazer negócios com empresas de outros países, saiba que em cada situação será usado um valor diferente para as transações realizadas em dólar.

E você? Quer receber dicas valiosas para melhorar sua vida financeira? Então assine a newsletter e continue aprendendo com os diversos artigos que o portal André Bona oferece!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *