Você alguma vez já se cansou de ver os mesmos lugares, trabalhar sempre no mesmo horário e viajar somente quando tem tempo? Se sim, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas gostariam de ter uma vida mais divertida.

Pessoas que se sentiram assim resolveram viver uma vida diferente e trabalhar enquanto viaja. Mas, você já pensou em ser um nômade digital? Pode parecer coisa de outro mundo, mas a verdade é que já tem muitos que adotaram esse estilo de vida.

Ser um nômade digital poderá lhe dar muitas aventuras, aprendizados e uma vida de mais satisfação. Se interessou mas ainda não sabe se isso é para você? Então confira 8 sinais que provam que você deve se tornar um nômade agora mesmo!

1. Você não gosta de viver do mesmo modo que lhe ensinaram

O nômade digital, de uma maneira ou de outra, vive de forma contrária ao sistema que foi imposto. A grande maioria das pessoas foram criadas para acreditar que precisam estudar, trabalhar, estabelecer-se em um local, casar, comprar uma casa e assim por diante.

Se você acredita que essa não é a única maneira de viver, isso pode ser um bom indicativo de que você poderia se encantar com o estilo de vida nômade.

2. Não gosta de rotina

As pessoas precisam cumprir rotinas no seu dia a dia, seja no trabalho durante a semana, na faculdade ou em outros momentos. Ter um emprego com rotina e viver seguindo regras rígidas não é para você? Você se sente sem propósito ou entediado vivendo dessa maneira?

Então a vida nômade pode ser interessante. Isso porque você poderá definir seu roteiro do dia, fazer sua própria rotina e ter mais independência.

3. Gosta de viajar

Você ama viajar e acha que as férias que tira não são o bastante? Sempre que volta de uma viagem já começa a planejar a próxima? Isso é um bom indicativo de que ser nômade digital é para você.

O amor por conhecer novos lugares e viajar é tão grande que juntar o trabalho que ama com aventuras seria fantástico e lhe deixaria mais contente com a vida? Então considere ser um nômade digital.

4. Aceita mudanças facilmente

Se você se adapta muito bem a mudanças e sabe se virar muito bem em qualquer situação, então você nasceu para ser um nômade digital. Flexibilidade e a capacidade para se adaptar são essenciais para quem deseja viver dessa maneira, pois a qualquer momento, você poderá ter imprevistos, problemas ou dificuldades e precisará encontrar uma forma para sair do empecilho.

Um nômade digital precisa ser uma pessoa independente a ponto de saber resolver o que precisa em qualquer situação.

5. Sabe apreciar muito mais momentos do que objetos

Você gosta de usar seu dinheiro em experiências ao invés de objetos e valoriza muito mais os momentos que vive? Um nômade digital precisa saber definir prioridades e entende que comprar bens materiais o deixaria sem dinheiro para aproveitar as viagens.

Por isso, muitos acabam sendo minimalistas e vivem somente com o que realmente importa.

Entenda mais sobre o minimalismo e como aplicá-lo na sua vida lendo estes artigos:

6. Sabe que “segurança” não existe

Grande parte dos brasileiros preferem trabalhar como empregado celetista. Ou seja, querem trabalhar com a carteira assinada porque acreditam que isso lhes trará mais segurança. De fato, muitos acreditam que trabalhar assim é seguro, apesar de não ser.

Se você tem noção de que ter um trabalho fixo em algum lugar não lhe trará estabilidade e segurança, se tornar um nômade digital não será problema para você.

Se você não compartilha do sonho de muita gente, que é trabalhar para uma boa empresa, ter um bom salário ou uma carreira em determinado estabelecimento, isso indica que você saberia lidar com uma vida na qual tudo pode ser diferente e mudar repentinamente.

Ainda, se você vive como freelancer ou trabalhador autônomo full time e tem uma renda variavel todo mês, esse fator lhe ajudará a não se prejudicar caso comece a ser um nômade digital.

7. O que você gosta de fazer pode ser feito à distância

Você tem algum conhecimento específico que pode rentabilizar? Ou ainda, trabalha com algo ou é curioso o bastante para aprender algo que lhe dê chances de trabalhar de forma remota? Se sim, isso é um ponto positivo.

O trabalho do nômade digital é sempre feito de forma remota, ou seja, você terá que fazer algum serviço que dê para ser realizado dessa maneira. Diversos tipos de labor lhe dão essa opção, como: produtor de conteúdo, blogueiro, fotógrafo, escritores, criadores de cursos online, e outros.

Veja se o serviço que você realiza pode ser feito à distância ou aprenda algo que lhe dê essa possibilidade.

8. Você sabe se organizar

Um nômade digital consegue unir trabalho e diversão, mas nem tudo são flores e para fazer isso, você precisa ser organizado e planejar tudo muito bem. Caso você seja aquela pessoa que procrastina, fica com preguiça de realizar seu trabalho quando não tem alguém olhando ou não leva a sério o que precisa ser feito, então isso não é para você.

O nômade digital sabe a hora que deve trabalhar e o momento de descanso e lazer. Para conseguir conciliar, precisa saber muito bem controlar seu tempo e cuidar de sua produtividade.

Artigos relacionados:

Conclusão

Ser um nômade digital pode parecer complicado, mas não é impossível se você se planeja com antecedência. No entanto, essa forma de viver e trabalhar não é para qualquer um, e somente quem tem o perfil conseguirá ter conforto e aproveitar esse estilo de vida.

Se você tem alguns ou a maioria dessas características, isso pode indicar que você se daria muito bem como nômade digital, mas lembre-se de estudar a respeito do assunto, entende-lo e preparar-se antes de cair na estrada!

Quer aprender agora a gerir seu dinheiro e fazê-lo render? Então confira e inscreva-se no canal do Youtube do Portal André Bona e continue seu aprendizado!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *