Você

e já pensou em pegar um automóvel para fazer uma

? Se sim, sabia que é possível alugar um carro sem o IOF? O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é com certeza um dos impostos mais conhecidos pelos amantes de viagem.

O IOF é um imposto federal e todos em algum momento da vida acabam pagando, seja para investir em alguns produtos financeiros no curtíssimo prazo, fazer compras no exterior ou algum outro tipo de transação financeira. Quem viaja para o exterior direto acaba tendo contato com frequência, principalmente quando compra moeda estrangeira.

Alugar carros no exterior, por exemplo, está entre as atividades que envolvem o pagamento  desse imposto. Assim, quando for realizar o pagamento da fatura do cartão, você irá se deparar com mais esse adicional para pagar.

Mas como alugar um carro no exterior e fugir do pagamento desse imposto? Leia o artigo e descubra!

Por que pagar o IOF incomoda tanta gente?

Vamos falar a verdade: apesar de ser necessário, ninguém gosta de ter que pagar impostos. Principalmente se o imposto a ser pago aumentar o custo para nos divertimos e relaxarmos, como é o caso de uma viagem que foi planejada.

Como citado, esse imposto é cobrado nas operações que envolvem crédito, câmbio e seguros.  Quem investe também acaba se deparando com o IOF, pois quaisquer operações que envolvem títulos ou valores mobiliários, como a bolsa de valores e o fundo imobiliário, acabam tendo que pagá-lo.

Ocorre que a

é considerada alta, principalmente para viajantes. Quem compra moeda estrangeira e usa o cartão de crédito internacional acaba tendo que pagar de imposto sobre o valor.

Ou seja, toda vez que você tiver que comprar mais moeda ou utilizar o cartão para comprar algum produto ou alugar um carro, por exemplo, o IOF acaba sendo cobrado em cima do valor gasto.

Se for comprar moeda estrangeira e pagar em dinheiro vivo, a porcentagem cai, mas mesmo assim é considerável para quem compra valores altos de uma moeda.

Agora, para exemplificar, imagine que você queira comprar mil dólares estadunidenses para viajar para a Disney. O valor que você pagará de IOF (pagando com o cartão de crédito) pode chegar a algumas centenas de reais! O valor é impressionante, não é mesmo?

Como o

(sim, a locadora de carros vai exigir isso), prepare o bolso porque o IOF pode aparecer.

Mas como este artigo é para lhe ensinar a alugar um carro sem pagar esse imposto, siga as dicas que você não vai vê-lo na sua fatura quando fizer o procedimento no exterior.

Como alugar um carro no exterior sem pagar IOF?

Fazer isso é simples e envolve poucos processos. Contudo, só há uma única maneira. Você deve usar aplicativos como o

(e não é propaganda!).

A RentCars, por exemplo, diz ser a maior plataforma de aluguel de carros da América Latina e uma das maiores do mundo no segmento. Não é uma locadora de automóveis! No site e no aplicativo você consegue comparar preços de aluguel de automóveis de diversas locadoras.

A empresa permite ao usuário escolher a melhor forma de pagamento dentre os oferecidos. Para os brasileiros, a disponibilidade de parcelamento existe. Há possibilidade de parcelar em até 12x no cartão, pagar em boleto e quem for locar em outro país poderá pagar em reais e ainda economizar o IOF.

Então, como alugar um carro sem o IOF pelo RentCars?

Isso só é possível pelo sistema dessa empresa. Saiba que dessa forma, você se livrará dessa taxa sem nenhuma ilegalidade! Sim, você vai evitar o IOF de maneira legal, sem cometer nenhuma fraude.

Para isso, você precisa fazer o pagamento e a reserva do veiculo pelo site da RentCars mesmo. Para evitar o IOF, faça o pagamento online direto pelo site da RentCars. Entretanto, fique atento, pois há locadoras e veículos que não estão disponíveis para essa forma de pagamento, então escolha um que se encaixe.

Algumas locadoras que o app mostra aceitam pagamentos apenas no cartão de crédito internacional na hora em que for pegar o carro, ou seja, pessoalmente.

Para facilitar, quando for efetuar a pesquisa, e a lista de automóveis disponíveis for mostrada a você, escolha de imediato os que mostram a opção para pagamento online. Assim, você não só vai evitar o imposto, mas também pagará considerando a cotação do dia, evitando se prejudicar pela variação do câmbio.

Lembrando que o pagamento pode ser feito no cartão de crédito nesse momento. No boleto, você pode acabar ganhando desconto.

Vale se atentar, no entanto, aos preços. Pode ser que você encontre boas ofertas em outros sites e apps e pague mais barato (mesmo com o IOF) para alugar um carro no exterior na comparação com os preços do RentCars.

O que considerar antes de alugar um carro?

Algumas considerações devem sempre ser lembradas na hora de alugar um carro para evitar prejuízos ou dores de cabeça. Confira algumas:

  • pesquise muito antes de tomar a decisão final. Compare preços de locadoras e leia sobre a empresa, para saber se é de confiança;
  • se tiver tempo, leia sobre as políticas da empresa de locação e pesquise comentários de outros usuários;
  • sempre leia o contrato inteiro antes de assinar algo ou pagar;
  • planeje-se financeiramente e seu tempo para não correr risco de entregar o carro com atrasos;
  • veja sobre a política de abastecimento. Algumas locadoras entregam o carro com o tanque cheio e exigem que você o devolva dessa maneira;
  • veja se o aluguel é por quilômetros rodados ou por dia, pois existem as duas opções.

Outros detalhes você pode conferir acessando esse

.

Quer mais dicas para viajar com economia? Então confira estes artigos:

  • Conclusão

    Alugar carro sem IOF pode parecer uma utopia, mas felizmente há uma maneira de fazer isso. Para quem utiliza cartão de crédito no exterior, o IOF pode representar um gasto extremamente alto, somente com esse imposto. Por isso, evitá-lo é muito bom, lembrando sempre de não cometer ilegalidades ou fraudes.

    Se você viaja muito para o exterior e gostaria de alugar um carro, siga as dicas do artigo, alugue um automóvel e viaje com economia!

    Gostou da dica para economizar no IOF? Então assine a newsletter para continuar aprendendo e recebendo mais dicas incríveis como essa!

    Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

    Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

    Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? 

    !

    Autor

    Equipe André Bona

    O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

    shadow

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *