A aposentadoria é um tema que preocupa muita gente. A maioria pensa em aproveitar esse momento para descansar, se dedicar a algo que gosta e tem como objetivo viver esses anos com tranquilidade, saúde e boa condição financeira. Nesse momento, fazer planos diferentes pode ser muito interessantes, como morar no exterior.

Viver a melhor idade em um lugar bonito, tranquilo ou em países ótimos para idosos pode ser incrível e até melhorar nossa qualidade de vida. Felizmente, há diversos países para se aposentar que podem ser excelentes opções para aproveitar muito bem a terceira idade.

Gostou da ideia de ser um aposentado vivendo no exterior? Então confira os melhores países para se aposentar e planeje-se para ter uma aposentadoria feliz e aproveitável!

1. Belize

Belize, para quem não conhece, é um pequeno país que fica na América Central e o único com língua inglesa. A América Central é conhecida pelos diversos problemas sociais e políticos, mas não imagine Belize como parte disso, pois é um país completamente diferente do que vemos na televisão.

Belize é um pequeno paraíso com clima tropical e belas praias. A qualidade de vida no país é boa e há programas especiais que oferecem residência permanente para aposentados estrangeiros. Por isso, está entre os melhores países para morar depois de aposentado.

2. Colômbia

O país vizinho pode não chamar muita atenção, mas por incrível que possa ser, é um dos melhores lugares para se aposentar. O país tem diversos acordos com o Brasil e outros países da América do Sul e do Mercosul, o que facilita muito a mudança para lá.

Aposentar-se na Colômbia traz diversos benefícios: o país tem um baixo custo de vida, sistema de saúde bom e barato e ainda, isenção de impostos para aqueles assegurados pela previdência social. Por isso, a Colômbia atrai muitos olhares.

O país possui clima tropical, e belas praias na região do Caribe. No entanto, as cidades mais buscadas são a capital Bogotá e a famosa Medellin, conhecida pela história de Pablo Escobar.

Somente por curiosidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o sistema de saúde colombiano como o vigésimo segundo melhor do mundo, na frente de países como Canadá e Estados Unidos.

3. Portugal

Por que escolher Portugal? O país tem belas paisagens, vinhos e uma culinária fantástica. Então, viver bem em Portugal não é difícil. Outro país que contém diversos acordos com o Brasil e é um dos mais baratos para viver na Europa.

Ainda, é considerado um dos países mais seguros do mundo, segundo o Índice Global de Paz de 2018. Diversos brasileiros procuram o país independente da idade, principalmente aposentados.

Graças a aproximação entre as duas nações, Portugal é um dos países que mais aceitam aposentados brasileiros. O país recebe aposentados de diversos países, desde que tenham condições para viver no território.

4. Costa Rica

A Costa Rica é outro país centroamericano que, diferentemente de outros, tem uma boa qualidade de vida e a desigualdade não é gritante como nos outros países da América Central.

O país é um dos melhores para viver depois de se aposentar porque apresenta um custo de vida barato, clima tropical e belas praias. Com um território seguro, o povo é considerado bem amigável com estrangeiros.

A medicina é boa e socializada, e os aposentados que conseguirem a residência no local deverá contribuir com uma porcentagem do salário para poder fazer parte.

5. Croácia

Um país mais ao leste europeu, a Croácia tem belas paisagens e um custo de vida menor, se comparado com outros países europeus da zona do Euro. A moeda croata também é mais em conta e quase no valor do real brasileiro.

Ótimo para conhecer belas arquiteturas e praias, a Croácia pode ser uma excelente alternativa para quem deseja viver no exterior na terceira idade.

A Croácia é um um dos melhores países para viver depois de se aposentar porque, além de ter um clima agradável, segurança e qualidade de vida, os aposentados poderão contar com redução nos seus impostos.

6. Tailândia

Um país asiático que encanta por suas belezas naturais, paisagens exuberantes e belas praias. Há muito para se ver na Tailândia: praias paradisíacas, ruínas antigas, palácios, templos, dentre outros.

Pode ser considerado um dos melhores lugares para se aposentar, principalmente pelo baixíssimo custo de vida. Ou seja, com o que você ganhar de aposentadoria no Brasil, dificilmente viverá mal no país. Isso porque aluguel e alimentação, por exemplo, são bem inferiores aos valores encontrados em diversas cidades brasileiras.

7. Malásia

Outro lugar asiático com clima tropical e um custo baixo de vida. A Malásia é um dos melhores países para aposentados brasileiros e de diversas outras nacionalidades.

A nação, inclusive, trabalha para atrair aposentados, oferecendo vistos de longa duração e isenção de impostos sobre rendimentos feitos no exterior.

Por isso, se você tem dúvidas sobre países que aceitam aposentados ou brasileiros aposentados para morar, a Malásia com certeza deve ser lembrada, sendo uma ótima escolha.

8. México

O país latino americano da América do Norte deve estar nessa lista simplesmente pelas vantagens que os aposentados recebem. O México é incrível, pois tem cidades históricas, praias bonitas, cultura atraente e, principalmente, possui diversas semelhanças com o Brasil, seja culturalmente ou na culinária, por exemplo.

Um casal de aposentados conseguem viver bem com muito menos se comparar com outros países. O México tem um custo baixo e o peso mexicano vale menos que o real brasileiro.

Mas o que torna o México tão bom para aposentados? Se você for um aposentado e tiver sua residência concedida, poderá inscrever-se em planos de assistência médica com valores baixíssimos e terá acesso a bons serviços médicos e hospitalares.

Ainda, idosos acima dos 60 anos conseguem descontos em diversos estabelecimentos. Basta solicitar o cartão nacional de descontos para idosos. Os descontos podem ser em diversos produtos e variam de 10% a 20%, que no final, pode fazer uma boa diferença.

9. Panamá

Quer saber qual o melhor lugar para um aposentado morar? De acordo com o International Living, esse país nada mais é do que o Panamá. Sim, o melhor país para se aposentar não fica na América do Norte e muito menos na Europa, mas sim na América Central.

O país tem um clima tropical, belas praias e apresenta bons índices de desenvolvimento social e econômico. Por isso, está crescendo rápido e tem um povo considerado hospitaleiro. A capital, assim como outras cidades, é moderna e tem boa infraestrutura.

O país conseguiu o primeiro lugar principalmente porque oferece bons descontos para os aposentados. O Panamá apresenta um programa chamado de Pensionado, que é aberto a todos os aposentados e proporciona aos que tem pensão uma enorme lista de descontos, que vão desde despesas médicas até aquelas com entretenimento e diversão.

Artigos relacionados:

Conclusão

Os nove países para se aposentar que foram apresentados são alguns dos melhores, mas claro que existem outros. Em muitos deles, você pode se mudar para se aposentar e outros apresentam ótimas oportunidades para aposentados estrangeiros, incentivando-os a viver no país. Contudo, não pode apenas mudar-se sem o devido planejamento .

Se você deseja muito viver no exterior, tenha em mente que precisará se planejar, ler sobre as regras de imigração para aposentados e fazer sua escolha depois de muita pesquisa. Portanto, se você se interessou em algum desses países, pesquise mais sobre o local, planeje sua aposentadoria, suas finanças e faça a melhor escolha para a sua vida!

E você, que tal aprender a organizar as finanças? Então assine a newsletter e fique por dentro de diversos conteúdos que vão lhe ajudar nessa missão!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *