Você anda com enriquecedores ou empobrecedores? Se você quer saber seu futuro financeiro, precisa saber quem são suas companhias. Afinal, mesmo inconscientemente acabamos compartilhando os mesmos costumes das pessoas com quem mais convivemos e temos contato diariamente.

Por mais que você goste muito dos seus amigos e da sua família, infelizmente eles podem influenciar suas decisões negativamente e ser um dos motivos de você não estar na condição financeira que deseja. Para não repetir as escolhas dos outros, precisamos nos atentar e, dependendo do caso, reduzir o contato com algumas pessoas.

Quer garantir um bom futuro financeiro? Então leia o artigo e saiba identificar pessoas que podem lhe atrapalhar e como atrair as que podem lhe ajudar!  Acompanhe!

O que são pessoas empobrecedoras e enriquecedoras?

Sabe aqueles ditados: “você é a média das 5 pessoas que convivem com você” e “diga-me com quem andas que direi quem tu és”? Os dois estão certos.

Primeiro porque tendemos a repetir o que vemos na sociedade. Se a maioria das pessoas faz a mesma coisa, as chances de repetirmos sem questionar são grandes. Os indivíduos são moldados de acordo com o grupo social em que vivem.

O ser humano precisa de aprovação social e sentir-se com sensação de pertencimento, por isso, acaba tendo as mesmas ações e pensamentos que seu grupo de amigos. Assim, nosso comportamento se reflete na maneira que a maioria das pessoas pensa e age.

Os primeiros aprendizados são com a família. Depois, com a sociedade e os amigos. Se essas pessoas que vemos no dia a dia são empobrecedoras ou enriquecedoras, isso pode ter um impacto considerável na vida financeira de qualquer pessoa.  Entenda agora o que é cada tipo de pessoa.

Enriquecedores

As pessoas com essa mentalidade são aquelas que tem noção da sua condição financeira, sabem lidar com dinheiro e pensam muito antes de agir. Elas não agem por impulso e sabem da importância da educação financeira.

Assim, sempre buscam conhecimento para não gastar seu dinheiro com o que não é necessário, possuem mente aberta e gostam de aprender sobre diversos assuntos.

Identificar os enriquecedores pode ser simples. São os indivíduos que sempre buscam formas de aumentar seu patrimônio, são comedidos em relação ao seu dinheiro, pensam muito antes de tomar decisões e nunca estão passando por dificuldades, pois são precavidos e sabem lidar com suas finanças.

Empobrecedores

Todo mundo conhece os empobrecedores. A partir do momento em que você está rodeado por pessoas com essas características, isso pode ser perigoso.

Os empobrecedores são aqueles que vivem o dia de hoje e nao pensam no amanhã. Não são preocupados com o futuro e, por isso, nem pensam em como garantir uma boa aposentadoria, dentre outros planos. Têm a mente fechada, ou seja, não gostam de aprender novos assuntos, não procuram a educação financeira e acham que sempre estão certos.

Sabe aquele seu amigo que trabalha, ganha um salário considerável, mas gasta em “farra” todo final de semana com outros amigos e chega sem dinheiro no final do mês? Por isso, vive pedindo dinheiro emprestado e acham que viver nesse ciclo é o suficiente.

Um empobrecedor nunca busca autonomia e independência financeira e gasta seu dinheiro  no momento que deseja, geralmente com supérfluos. Age por impulso a todo momento e desconhece sua condição financeira e as próprias limitações.

Pode até ganhar um salário considerado alto, mas vive endividado ou sem verbas para planejar seu futuro. O pior de tudo é que a pessoa se contenta em viver assim: gastando demais e, se precisar, conta com a ajuda de familiares ou recorre a empréstimos.

Quais as consequências de conviver com esses tipos de pessoas?

Lembra que foi dito que tendemos a repetir os passos da sociedade e a agir conforme os hábitos do nosso grupo? Então, se andamos com empobrecedores ou enriquecedores, começaremos a agir da mesma forma que eles.

Se você anda com enriquecedores, muito provavelmente você é uma pessoa curiosa, que gosta de aprender e tem apreço pelo seu dinheiro. Você entende que dinheiro é um recurso escasso e deve ser usado com cautela e sabedoria, logo, sempre pensa antes de comprar algo e evita agir por impulso.

Uma pessoa que anda com enriquecedores sempre busca aprimorar-se e não se contenta com o que tem. Assim, sempre pensa em formas de melhorar sua vida e aumentar seu lucro.

Por outro lado, se você está rodeado por empobrecedores, sinto muito lhe informar que você tem péssimas companhias. Pessoas que andam com empobrecedores se contentam com o pouco que conseguiram, não buscam melhorar e aumentar sua renda, não procuram por novos conhecimentos e agem por impulso.

Compram tudo o que querem e vivem o momento. Não pensam em guardar dinheiro para o futuro e para possíveis emergências, pois acabam gastando o que arrecadaram em inutilidades. Quando acontece algo fora do previsto, muito provavelmente conta com dinheiro emprestado de amigos e parentes ou pede empréstimos bancários.

Você se identificou com qual tipo de perfil? Se você for uma pessoa que tem a companhia de enriquecedores, parabéns! Agora, se você anda com empobrecedores, saia dessa agora mesmo!

Como lidar com os empobrecedores?

A maioria da população são do tipo empobrecedor. Ou seja, repetem o que a maioria faz, não tem educação financeira e possui hábitos tóxicos que acabam com as finanças pessoais. Para você ter noção, mais da metade da população do país depende de empréstimos para terminar o mês.

Isso mostra que os brasileiros se encaixam nessa categoria. Lógico que agem assim porque aprenderam dessa forma e muito provavelmente estão rodeadas de pessoas com a mesma mentalidade e costumes.

Assim, é muito difícil se livrar dos empobrecedores. Até porque eles podem ser amigos queridos e até nossos pais. Mas como evitar que essas pessoas atrapalhem suas finanças?

Você não precisa deixar de participar das festas e dos happy hours, e muito menos precisa cortar relações e ficar trancado em casa. Até porque economizar não significa perder qualidade de vida. Contudo, tudo tem um limite. Saiba dizer não, pois fazer encontros e ir a bares com os amigos todo final de semana pode representar um gasto extravagante no final do mês.

Estabeleça limites, como sair com os amigos apenas 1 vez ao mês ou em datas comemorativas, fazer atividades que sejam gratuitas ou mais em conta, como piqueniques, por exemplo. Seus amigos devem respeitar sua decisão. Você não pode deixar os outros influenciarem suas finanças e suas escolhas pessoais.

Se você quer ter um bom futuro financeiro, você pode e deve procurar a educação financeira para mudar a sua vida.

Como encontrar enriquecedores?

Se a maioria das pessoas são empobrecedoras, por onde andam as enriquecedoras? Você pode encontrá-las nos seus grupos, no local de trabalho, em reuniões ou até pela internet. Uma das melhores maneiras de conhecer pessoas assim é participando de eventos e palestras sobre inovação, dinheiro e finanças.

Se não puder ir a esses lugares, ler livros de autores que ajudam a ter uma mentalidade de pessoas ricas pode ser a solução. Inclusive, se você deseja saber alguns deles que possam lhe ajudar a enriquecer, confira estes artigos:

Seu futuro financeiro, na verdade, depende só de você e de como você lida com suas finanças. Porém, as pessoas com quem você convive podem influenciar nas suas tomadas de decisões e no modo como você pensa e age em relação ao dinheiro.

Por isso, saiba identificar o perfil das pessoas ao seu redor, não deixe os empobrecedores lhe influenciarem e neutralize a sua mentalidade negativa. Tente conhecer enriquecedores que podem lhe ensinar a lidar melhor com dinheiro.

E você, quer se tornar um enriquecedor e aprender a ser rico de verdade? Então assine a newsletter e aprenda a fazer seu dinheiro render!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *