Se você tem a disposição de se arriscar um pouco mais ao investir, as empresas brasileiras de capital aberto podem ser uma alternativa. Na bolsa de valores há empresas de menor capitalização, mas também há empresas consolidadas — como a Petrobras.

Por isso, muitas pessoas se perguntam como comprar ações da Petrobras. Se você desenvolveu interesse recentemente pela renda variável, talvez ainda não saiba exatamente como operar no mercado de ações.

Antes de investir na Petrobras, é importante conhecer a empresa e saber como comprar ações dela. Leia o post até o final e saiba mais!

O que é a Petrobras?

A Petrobras é uma das maiores e mais importantes empresas do Brasil. Criada em 1953, a companhia deteve por 44 anos o monopólio de pesquisa, refino e transporte de petróleo no país. Em 1997, por fim, a Lei n° 9.478 abriu espaço para que outras empresas explorassem tais atividades.

De todo modo, a Petrobras continua sendo a principal empresa atuando na produção de combustíveis no Brasil. Vale destacar que, no setor de energia, ela é considerada uma das principais companhias do mundo.

Em sua história, a empresa passou por uma fase difícil ligada a escândalos de corrupção. De 2013 a 2018, seu prejuízo se acumulou até alcançar os R$70 bilhões. No entanto, a Petrobras adotou um novo modelo de governança que visa coibir a corrupção.

Sobre as ações, é importante considerar que o acionista majoritário é o Governo Federal. Outro ponto interessante é o fato de os papéis da Petrobras serem negociados nas bolsas do Brasil, mas estarem presentes também na bolsa de Madri, de Buenos Aires e de Nova York, via certificados de depósito de valores mobiliários.

Na B3, suas ações se dividem em:

  • ON (ordinárias nominais), que dão direito a voto nas assembleias de cotistas — PETR3;
  • PN (preferenciais nominais), que dão preferência no recebimento de proventos — PETR4.

O que os analistas dizem sobre a Petrobras?

Antes de investir na Petrobras, é preciso considerar as informações sobre os fundamentos da empresa. Para isso, vale a pena considerar a análise feita pelos analistas do Banco BTG Pactual.

Em abril de 2021 a recomendação dos analistas foi neutra, visto que eles preferiam aguardar:

  • a recuperação da confiança na precificação das ações da empresa;
  • a restauração da independência da alocação de capital.

Além disso, segundo eles, era possível que os combustíveis sofressem novos aumentos, podendo causar ruídos. Do contrário, os resultados da empresa poderiam ser afetados e o fornecimento de combustíveis no país ser abalado.

Como comprar ações da Petrobras?

Considerando tudo o que você acabou de ler, é possível perceber que a Petrobras é uma das principais empresas brasileiras. A escolha de investimento, no entanto, depende do seu perfil e objetivos.

Mas, se você tem interesse em adquirir os papéis da companhia, como comprar ações dela? Veja a seguir!

Avalie o ativo

Como você viu, a compra de ações não pode ser feita de maneira descuidada. Afinal, ao investir em uma empresa, você se torna sócio dela e tem a oportunidade de participar dos resultados. Entretanto, também está exposto aos riscos da companhia.

A Petrobras apresenta vantagens, como ser uma blue chip e ter solidez no mercado. Mas também apresenta desvantagens e riscos. Para saber se vale a pena adquirir as ações da Petrobras é preciso avaliar se elas são adequadas ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos.

Além disso, analisar as ações vai além de verificar seu preço. É importante fazer uma análise fundamentalista e buscar compreender o nível de saúde financeira da companhia. Nesse momento, pode ser útil recorrer a análises como as do BTG Pactual.

Alguns indicadores fundamentalistas utilizados são o DY (dividend yield), que revela qual foi o valor dos dividendos distribuídos aos acionistas nos últimos 12 meses, e o ROE (return on equity, ou retorno sobre o patrimônio líquido), que indica qual é o retorno do negócio.

Há também indicadores que revelam o nível de endividamento da empresa. Vale lembrar que até mesmo fatores macroeconômicos como a inflação e a taxa Selic podem afetar os resultados das companhias.

Abra uma conta de investimentos

Para comprar ações da Petrobras ou de qualquer empresa, o passo inicial é abrir uma conta em um banco de investimentos como o BTG Pactual. Com essa conta, você tem acesso a uma grande variedade de investimentos, sejam de renda fixa, sejam de renda variável.

Essa variedade é vantajosa, inclusive, para a composição de uma carteira de investimentos sólida. Afinal, para quem quer alcançar bons resultados com investimentos pode ser indicado recorrer a alternativas variadas.

Depois de abrir sua conta de investimentos, transfira dinheiro para ela e você estará em condições de comprar ações da Petrobras ou fazer outros investimentos.

Decida quantas ações comprar

Depois de verificar que os papéis da Petrobras são uma boa alternativa para o seu caso, é preciso decidir quantas ações você deseja comprar. Caso ainda não tenha ações na sua carteira de investimentos, lembre-se de pensar na necessidade de diversificar os ativos.

Se houver apenas ações da Petrobras no seu portfólio, ele estará exposto aos riscos de apenas uma empresa. Por isso, avalie a possibilidade de montar uma carteira com papéis de diversas companhias. Assim, você se exporá a riscos variados, o que pode ser positivo.

Afinal, certos eventos podem impactar os resultados de uma empresa e não impactar os de outra. Dessa forma, é possível alcançar um desempenho equilibrado na carteira mesmo que parte dela sofra desvalorização.

Emita uma ordem de compra

Para você finalmente se tornar um dos investidores da Petrobras, acesse o home broker do seu banco de investimentos. A fim de encontrar os papéis da empresa, digite o ticker PETR3 ou PETR4, considerando as características de cada um, conforme vimos anteriormente.

Depois, preencha a ordem de compra com a quantidade de ações e envie-a. Ordens a mercado, cujo valor por ação é o que está sendo negociado no momento, geralmente são executadas imediatamente. Depois de poucos dias, a operação será liquidada e você terá os ativos.

Conclusão

Agora você sabe como comprar ações da Petrobras, mas não se esqueça de avaliar se elas são adequadas aos seus objetivos financeiros. Esse cuidado é essencial para manter a solidez da sua carteira de investimentos.

Naturalmente, ainda podem surgir dúvidas na hora de avaliar ações. Caso isso aconteça, lembre-se de que o BTG Pactual tem uma equipe completa que pode ajudar você a conhecer melhor as empresas listadas na bolsa.

Quer saber mais sobre análise de ações? Confira 5 dicas para analisar ações na bolsa de valores!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *