Economizar dinheiro parece um desafio para você e sua família? Felizmente, isso tem solução. Com algumas mudanças e organização das contas, é perfeitamente possível fazer sobrar uma boa quantia no final do mês.

Inclusive, alguns hábitos que parecem inofensivos, quando eliminados, podem fazer uma diferença considerável para o nosso bolso. No artigo de hoje você aprenderá as melhores ideias para conseguir fazer sobrar dinheiro.

E acredite: as dicas são muito simples e você pode começar a aplicá-las ainda hoje! Continue a leitura e descubra como economizar dinheiro de forma eficaz!

1. Corte gastos desnecessários

O primeiro passo para começar a fazer economia de dinheiro é anotar todos os gastos em uma planilha. Essa tarefa lhe ajudará a visualizar as suas despesas e entender para onde o seu dinheiro está indo. Após detalhar tudo o que você fez com seu capital, analise cada item e veja o que pode ser cortado ou reduzido.

Adote esse hábito de fazer planilhas de gastos e detalhe todas as suas entradas e saídas durante os meses. Assim, você conseguirá ter um maior controle sobre seus ganhos.

2. Tenha cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos maiores vilões para quem precisa economizar dinheiro e não sabe utilizá-lo. Muitos enxergam o cartão de crédito como uma extensão do salário ou um dinheiro disponível, mas não é!

Se você costuma comprar muito e não tem controle do uso desse cartão – ou pior, adora comprar parcelado, evite ao máximo sair com ele! Prefira sair com uma quantia em dinheiro necessária para o que você pretende fazer.

Tendo uma quantidade limitada na carteira, você pensará melhor na hora de utilizar os seus recursos.

3. Diga “não” para o que você deseja

Esse exercício é muito difícil no início, mas se aprende com o tempo. Uma forma de evitar comprar por impulso é justamente dizendo não para os seus desejos. E, claro, sair do local de compra – seja uma loja, um restaurante ou outro lugar com produtos consumíveis. Não pense muito, apenas saia do local e mude o foco.

Essa regra também vale para compras no supermercado! Se ver algo que interessou, mas que não é importante, saia já do corredor e concentre-se no que precisa ser comprado.

4. Escolha opções mais acessíveis

Veja os produtos ou serviços que você consome no seu dia a dia. Será que não existem opções mais baratas ou gratuitas para você substituir?

Por exemplo, você pode substituir marcas de alimentos por outras mais acessíveis, frequentar supermercados mais baratos, substituir remédios pela opção genérica, trocar a academia por exercícios ao ar livre, dentre outros.

Veja tudo o que você costuma comprar e pagar mensalmente e tente encontrar substitutos mais acessíveis ou sem custo.

5. Não vá ao mercado com fome

Se você for ao supermercado com fome, acredite: vai acabar gastando muito mais do que deveria. Por isso, evite fazer suas compras com fome e perto dos horários das suas refeições. Vá, preferencialmente, depois de se alimentar.

Outra dica importante para economizar no mercado é fazendo a lista dos produtos que precisam ser comprados e percorrer apenas os corredores onde estão esses produtos. Comprar somente o que está marcado na lista vai lhe ajudar a poupar tempo e dinheiro.

6. Adquira novos hábitos

A mudança de hábitos que depredam seu dinheiro precisa ser feita imediatamente. Novamente, essa não é uma tarefa fácil e você precisará de tempo para conseguir mudar atitudes que fazem parte do seu cotidiano há muito tempo e de forma automática.

Por exemplo, se você costumava comer fora toda semana, comece a cozinhar novas receitas em casa para economizar. Prefira pedir emprestado em vez de comprar, troque seus momentos de lazer pagos por alternativas gratuitas, etc.

As atividades que são feitas em família talvez exigirão mais criatividade para encontrar um formato de lazer que agrade a todos. Mas é possível realizar diversas atividades interessantes, como piqueniques, passeios em parques, cinema em casa, dentre outros.

Hábitos de consumo que são negativos também precisam ser modificados. Se você utiliza lâmpadas que gastam muita energia, fica muito tempo no chuveiro e permanece com as luzes e a televisão ligados sem necessidade, parar com isso ajudará a economizar dinheiro. E, ainda, ajudará a preservar o meio ambiente.

7. Crie metas financeiras

Para incentivar você a juntar dinheiro e gastar menos do que ganha, uma ótima ideia é criar metas financeiras, definindo valores que você deseja juntar até uma determinada data.

Estabeleça metas para o curto, médio e longo prazo e valores realistas. Conseguindo atingi-las, você pode se premiar – seja fazendo pequenas comemorações ou dando a si mesmo alguns pequenos prêmios.

8. Ganhe mais dinheiro

Essa talvez seja a única dica que não tenha relação diretamente com economizar dinheiro. Contudo, ela é muito importante para fazer aumentar suas entradas e ter mais dinheiro sobrando no final do mês.

Evite viver apenas com uma única fonte de renda! Procure aumentar seu lucro e aposte em novas entradas de capital.

Isso não significa que você terá que ter dois empregos. Veja o que você pode fazer nas horas vagas para ganhar uma renda extra, seja apostando em algum talento ou aprendendo uma nova atividade, como artesanato, docinhos gourmets, dentre outros.

9. Crie punições

Essa ideia pode ser interessante para aqueles que não conseguem segurar os impulsos na hora de comprar. Se você comprou algo que não precisava e gastou dinheiro que não deveria, crie punições.

Por exemplo, adquiriu uma peça de roupa que não era necessária? Então, no mês seguinte, você terá que guardar o dobro do dinheiro que geralmente guarda e não poderá comprar uma sobremesa que tanto gosta.

10. Aposte em técnicas para guardar dinheiro

Existem técnicas que podem ser ótimas para ajudar a guardar dinheiro, como a kakebo e a regra do 50-30-20, dentre outras. Se você tem dificuldade em estabelecer alguma regra particular para isso, escolha algum método de economia financeira para utilizar.

Com estas técnicas ficará mais fácil ter organização e, principalmente, hábito de cuidar melhor das suas finanças e fazer o dinheiro sobrar ao final de cada mês.

11. Invista

Economizar dinheiro é essencial, mas deixá-lo guardado não é a melhor opção. Conforme for juntando quantias consideráveis, você precisa fazê-las trabalhar para você!

Fazer o dinheiro render de forma eficiente para você utilizá-lo no futuro é a melhor decisão que você pode tomar em prol do seu  futuro e do futuro da sua família.

Logo, procure descobrir o seu perfil de investidor, estabeleça objetivos para esse dinheiro e escolha os investimentos que mais tenham a ver com o que você deseja!

12. Busque a educação financeira

Essa talvez seja a dica mais importante desta lista, mas raramente é lembrada. Quando procuramos a educação financeira, modificamos nossa mentalidade e aprendemos sobre o real valor do dinheiro. Como consequência, passamos a lidar de forma diferente e consciente com a nossa vida financeira.

E, quando mudamos nossa mentalidade e nossa visão sobre o assunto, ficamos muito mais focados na hora de mudar de hábitos e conseguimos controlar melhor nossos impulsos e crenças limitantes! Por isso, procure sempre educar-se financeiramente para saber administrar cada vez melhor seu dinheiro.

Você acompanhou 12 das melhores ideias para você economizar dinheiro! Comece a colocá-las em prática ainda hoje e veja a diferença no seu bolso e nas suas finanças!

E lembre-se de que é a consistência que fará você alcançar as metas estabelecidas. Siga as dicas e mantenha-se firme até que esses novos hábitos tornem-se naturais.

E você, já sabe quanto é o seu custo de vida? Confira agora qual o seu custo de vida e aprenda a calculá-lo!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *