À medida que a internet avança e se populariza, crescem as oportunidades de ela tornar-se um ambiente para fazer negócio. Mais do que isso: para criar um negócio. Aos profissionais que têm uma empresa na internet damos o nome de empreendedores digitais.
O empreendedorismo digital vem se popularizando principalmente porque remete a um estilo de vida mais livre, no qual o profissional é dono do próprio negócio e pode ter uma empresa com um investimento menor do que teria nos meios tidos como tradicionais.
Caso você tenha interesse no tema e esteja pensando em criar um negócio online, continue por aqui.
O que é empreendedorismo digital?
Colocando de maneira simples, qualquer empreendedor que tire vantagens do poder do mundo digital para criar negócio está no universo do empreendedorismo digital. Sendo assim, trata-se do desenvolvimento de um modelo de negócio online para vender um produto e/ou serviço pela internet.
Nesse caso, o empreendedor pode tanto criar um produto/serviço para oferecer, quanto vender produtos/serviços de terceiro. Em ambas as situações, a venda (ou o oferecimento do serviço) se dá pela internet, por meio de e-commerce, blog, redes sociais, contato via e-mail, etc.
Portanto, se formos para resumir o conceito de empreendedorismo digital, podemos dizer que refere-se a um modelo de negócio cuja base comercial está no ambiente online.
Como funciona?
O funcionamento do empreendedorismo digital é simples. Para ter um negócio online você precisará de um bom acesso à internet. Como tudo que o empreendedor digital precisa é estar online, dependendo do caso nem é necessário uma estrutura física grande.
Falamos em “dependendo do caso” porque, conforme for o produto a ser vendido online, será necessário uma estrutura para fabricação/produção. Seja como for, tenha em mente que no empreendedorismo digital os meios digitais atuam como elo entre o negócio e seu cliente.
Quais as principais características de um empreendimento digital?
Tecnologia e inovação são duas características importantes do empreendedorismo digital. O primeiro é óbvio, já que o empreendedor precisa de tecnologia para comercializar seus produtos/serviços de forma online.
A inovação tem a ver com oferecer ao público-alvo soluções inteligentes e que resolvam seus problemas. Além disso, o empreendimento digital, por requerer menos investimentos do que um negócio físico, é visto como um meio mais democrático e inclusivo de fazer negócio.
Outra característica está no alcance. Como veremos adiante, é importante escolher um nicho e área de atuação, mas isso não significa que a empresa digital precisa estar localizada na mesma cidade (ou no mesmo país) do seu público-alvo.
Por não ter limites de fronteiras, este modelo de negócio permite que a área geográfica dos clientes aumente.
Como criar um negócio online?
O empreendimento digital requer os mesmos cuidados essenciais de um negócio físico. A seguir citamos os passos para entrar no mercado do empreendedorismo online.
Escolha o nicho
Nichos são segmentos com características e necessidades específicas dentro de um mercado de operação mais amplo. Existem diversos nichos que podem ser explorados, como marketing digital, e-commerce (você pode vender um produto), educação (com portal de cursos online), blogs especializados, etc.
Na hora de definir o nicho é importante analisar quais são suas habilidades, como está a demanda para o que você tem a oferecer e quais são as tendências de mercado. Nesse momento, pense também na área de atuação.
O empreendedorismo digital abre as portas para o mundo, mas o mundo inteiro não precisa (e nem deve) ser o seu cliente. Analise com cuidado:
- Qual será o perfil do seu cliente?
- Onde ele se encontra?
- Quais são seus problemas, medos e desafios?
Analise o mercado
A melhor maneira de obter vantagem competitiva é conhecer bem a concorrência. O empreendimento digital, assim como o físico, requer uma análise dos seus competidores.
Ao fazer essa avaliação, você poderá melhor definir o tipo de produto e/ou serviço que oferecerá, bem como o preço que cobrará.
Crie um site
Você precisará aparecer para seus potenciais clientes. Aqui vale tanto criar um site, como ter um perfil nas redes sociais onde o seu público está.
O empreendedorismo digital também enfrenta muita concorrência. Dependendo do caso, seu negócio competirá com empresas físicas.
Por isso, capriche no design e nas informações que divulgará em sua página. O mesmo vale para as redes sociais: crie algo bem profissional e no nível do que sua empresa tem para oferecer.
Crie um plano financeiro
A estrutura para manter um negócio online pode ser menor e mais barata, mas isso não significa que você pode descuidar do lado financeiro. Caso você seja assalariado, lembre-se que irá abandonar o mercado de trabalho tradicional e os benefícios trabalhistas para investir em uma ideia ainda incerta quanto ao sucesso.
Se você estiver desempregado, deve também prestar bem atenção às finanças. O ideal para embarcar no empreendedorismo digital com segurança é, independentemente da situação de emprego atual, ter o valor necessário para suas despesas fixas para por pelo menos um ano.
Caso você tenha uma família, converse com todos, apresente sua ideia e explique que será necessário fazer ajustes no orçamento doméstico. É importante que todos estejam cientes e se unam para evitar gastos desnecessários.
Quer conhecer algumas ideias de empreendimento digital? Então clique aqui e inspire-se!
Vale a pena ser empreendedor digital?
Na verdade, a pergunta certa a se fazer é: vale a pena empreender? Apesar de a base comercial ser no mundo online, o empreendimento digital representa os mesmos desafios enfrentados por quem vai empreender com uma estrutura física, que são instabilidade e insegurança.
É importante que você analise se tem o perfil empreendedor e, claro, se a sua organização financeira está em dia. Para ajudar na questão do perfil, sugerimos a leitura do artigo Empreendedorismo x Emprego formal.
E como qualquer empreendedor precisa ficar atento às finanças, siga-nos em nossas redes sociais e assine nossa newsletter. Assim você ficará por dentro dos conteúdos que ajudarão a criar e a manter um negócio saudável (e a ter uma vida financeira organizada).
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!