Toda pessoa deseja ter uma vida tranquila e dinheiro de sobra para os momentos que precisa. Infelizmente, não há uma receita que ensine a ficar rico, pois cada pessoa possui realidade e dificuldades diferentes, e não há como negar que a desigualdade existe.

Apesar de tudo isso, podemos dizer que há certas crenças, atitudes e hábitos que contribuem para que a pessoa melhore de vida. Afinal, nossos pensamentos também têm influência em como encaramos a vida e, principalmente, como tratamos o dinheiro.

Por isso, podemos dizer que um dos pilares que vai fazer você melhorar sua situação financeira é revendo e adotando posturas que irão ajudar a conquistar uma relação saudável com o dinheiro.

Quer saber se terá um futuro financeiro brilhante? Então confira 11 sinais de que você será rico e comece a analisar se você tem essas atitudes ou não!

1. Anota tudo o que faz com seu dinheiro

Você é organizado com suas contas, faz seu orçamento todo mês e anota os gastos e entradas de dinheiro? Se sim, parabéns! Dessa maneira, você está há um passo de pelo menos ter uma vida financeira mais tranquila.

Quem faz isso consegue entender para onde o dinheiro vai e no que a pessoa mais gasta, para fazer cortes caso haja necessidade. Dessa forma, consegue se planejar e pode guardar uma quantia todo mês, evitando desperdícios com seu dinheiro.

2. Compra somente quando precisa

Se você consegue segurar seus impulsos e não compra por desejo, está no caminho certo. Comprar somente o necessário lhe ajuda a ter mais consciência do uso do dinheiro e a ter mais cuidado com o que adquire.

Dessa forma, você utiliza seu dinheiro com sabedoria e evita frustrar-se com gastos que poderiam ter sido evitados.

3. Acredita no seu potencial

Frases como “eu não consigo” e “não tenho condições” são raras no seu vocabulário? Isso é muito bom, porque acreditar no seu próprio potencial é importante não só para a vida financeira, mas para todos os outros aspectos.

Evitar frases negativas que lhe sabotam é essencial para você não ter medo de agir, iniciar algo novo ou pôr em prática alguma ideia.

4. Questiona padrões

Você provavelmente foi criado com seus pais dizendo que, quando for adulto, terá que arrumar um emprego e trabalhar. Ainda, deve ter escutado que deve fazer uma faculdade para ter um emprego melhor e ganhar mais. A maioria das pessoas acaba seguindo isso.

Você pode até seguir esses ensinamentos e ter uma vida assim. Afinal, é a vida da maioria das pessoas: trabalhar para viver. Contudo, se você ao menos se questionou se essa era única forma de viver, ai sim você teve evolução.

Isso porque quem questiona essa maneira de viver acaba procurando outras formas de ganhar dinheiro e começa a procurar meios de aumentar sua renda e, quem sabe, até abrir um negócio próprio para conseguir seu dinheiro sem depender de um empregador.

Mas questionar a vida não é a única coisa. Quem questiona tudo na vida acaba adquirindo uma visão crítica, o que é excelente em qualquer ramo da vida.

5. Tem paciência

A paciência é a melhor amiga de quem deseja melhorar sua condição financeira. Você deve entender que riqueza é um processo demorado e que pode levar anos, dependendo das condições de vida do indivíduo.

Por isso, se você compreende que é de pouco em pouco que uma pessoa constrói seu patrimônio, saiba que já tem um ponto positivo ao seu favor.

6. Economiza sempre que consegue

Economizar é sua palavra de ordem? Se você procura economizar em tudo, seja pechinchando nas lojas, comprando em maiores quantidade para conseguir desconto ou em momentos de promoção, você está no caminho certo.

Quanto mais você conseguir economizar, mais dinheiro terá para seu futuro, para investir ou utilizar no que você mais quer e que possa lhe dar bons frutos. Só não vale abrir mão do conforto. Tudo deve ser medido e analisado, sem exageros.

7. Vive insatisfeito e sempre procura maneiras de melhorar

Se você acha que ganha pouco, não está satisfeito com o valor que entra todo mês na sua conta e procura maneiras de aumentar sua renda, é um ótimo sinal. Isso porque ser insatisfeito com a vida é o que faz a pessoa agir e procurar formas de melhorar sua condição.

Seja tendo um segundo emprego, fazendo freelas, vendendo docinhos ou procurando maneiras de rentabilizar seus ganhos com investimentos ou empreendendo, ver sua conta bancária “engordar” é o mais importante.

8. Não faz dívidas

Como dito no segundo tópico, comprar somente o que precisa é uma maneira de utilizar seu dinheiro com sabedoria e você aprende a dar mais valor ao que compra. Além disso, se evita ao máximo fazer dívidas, isso é ainda melhor.

Fazer dívidas, parcelar compras no cartão ou começar um financiamento, por exemplo, pode minar suas economias e suas chances de planejar o futuro. Por isso, quem compra somente o que precisa e não se coloca em dívidas está mais perto da riqueza do que aqueles que não agem dessa maneira.

9. Tem objetivos definidos

Quem tem sonhos e objetivos de curto, médio e longo prazo geralmente tem um “norte” para lhe guiar na hora de juntar e utilizar seu dinheiro. Assim, a pessoa sabe o que é importante para si e usa todos os seus esforços para conseguir chegar onde deseja e adquirir o que tanto sonhou.

10. Trata seu dinheiro como algo importante

A pessoa que deseja ser rica ou pelo menos ter uma excelente condição financeira, precisa ver o dinheiro como algo importante e que merece ser cuidado de uma maneira adequada. Se você vê seu dinheiro como algo positivo, conversa sobre o assunto com sua família e acredita que é algo importante na vida, você já sabe que está agindo certo.

Afinal, nenhum rico acha que o dinheiro não é importante e todos eles sabem que a falta dele que é prejudicial, na realidade. Por isso, não tenha vergonha e saiba amar o dinheiro, pois ao contrário do que muitos pensam, isso não é pecado.

11. Sempre procura estudar

Por último, se você estuda sobre diversos assunto, inclusive empreendedorismo e finanças, suas chances de ser rico serão maiores. Por isso, continue procurando a educação financeira, leia diversos livros de grandes nomes do empreendedorismo e nunca pare de estudar.

Aqui foram apresentados 11 sinais que podem indicar que você será rico. Ser uma pessoa rica envolve diversos fatores, como a condição financeira atual, a desigualdade social, dentre outros.

Porém, fatores emocionais, hábitos e crenças também estão envolvidos no processo de enriquecimento, pois nossa mente e nosso comportamento conseguem influenciar na forma como vemos o dinheiro e como o tratamos. Se você apresenta esses sinais ou a maioria deles ao menos, fique feliz, pois está no caminho certo e um passo mais próximo da vida financeira que sonha!

Quer continuar aprendendo a usar seu dinheiro com sabedoria? Então assine a newsletter e junte-se a milhares pessoas que aprendem todos os dias a fazer seu dinheiro render!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *