Trabalhar menos e ganhar mais pode parecer impossível. Afinal, somos levados a acreditar que, se quisermos aumentar nosso lucro, devemos trabalhar mais. Isso não é verdade.

Trabalhar por um período longo pode prejudicar nossa produtividade. E tem ainda efeitos negativos, como: perda de memória e exaustão, dentre outros.

Fazer horas extras, freelancers ou ter dois empregos pode sim aumentar sua renda. Mas, até que ponto você está disposto a sacrificar sua saúde e bem estar para ver mais dinheiro na sua conta?

Se você quer aumentar seus rendimentos da forma mais eficiente, o segredo é simples: trabalhe menos. E é sobre isso que você lerá no post de hoje. Acompanhe o artigo e descubra como ganhar mais dinheiro em menos tempo.

Vamos lá?

1. Produtividade é a palavra de ordem

Não é porque alguém trabalha das 8hs às 18hs que ela consegue se concentrar e produzir o tempo todo. Depois de um determinado tempo, perdemos o foco, e isso é normal.

Ainda, estamos constantemente “perdendo tempo” quando somos interrompidos, respondemos e-mails, olhamos o celular e muitas outras atitudes, Mesmo que sejam poucos minutos, a soma final acaba passando de horas.

Produtividade tem a ver com usar o tempo e o esforço corretamente. Ou seja, uma pessoa produtiva consegue executar tudo o que precisa da melhor maneira e gasta menos tempo corrigindo ou refazendo o que precisa.

Por isso, manter a produtividade alta enquanto executa uma tarefa é essencial. Para fazer isso, siga algumas sugestões:

  • faça primeiro o mais importante;
  • execute uma tarefa de cada vez;
  • se algum projeto for longo, divida-o em partes menores;
  • dê prazos (mesmo que não tenha) para si mesmo terminar o que deve

Precisa aprofundar seus conhecimentos em produtividade? Leia os conteúdos abaixo:

2. Trabalhe com algo que dê bons retornos

O seu sucesso muitas vezes não depende da quantidade de horas que você dispende, mas da área ou ideia que você cria. O primeiro passo é analisar se a sua atividade profissional traz um bom retorno financeiro.

Se não for, procure algo que traga bons rendimentos ou foque nas atividades dentro da sua área que mais trazem dinheiro para o seu bolso.

Concentre-se somente nessas atividades ou pelo menos coloque-as como prioridade. Seu rendimento será melhor, você trabalhará menos, mais organizado e terá aumento na rua renda ou pelo menos, conseguirá trazer bons resultados, o que pode ser agraciado com uma promoção, por exemplo.

Lembre-se ainda de deixar as distrações (celular, e-mails, redes sociais e conversas) de fora. Você sentirá que trabalhou melhor no final do dia.

3. Seja organizado

Trabalhar menos pode ser possível se nos organizamos. Tenha sempre o hábito de anotar todas as tarefas do dia que necessitam ser realizadas no dia anterior. Lembre-se de sempre fazer o mais importante primeiro e focar no que traz mais resultados.

Tendo uma agenda, você poderá arrumar espaços para estudar outras formas de ganhar dinheiro e aprender coisas novas. Ainda, é excelente para podermos nos organizar caso tenhamos mais de um trabalho ou queremos prestar serviços por fora.

4. Simplifique

Trabalhar menos e ter mais produtividade fica mais atingível quando simplificamos ainda mais o nosso trabalho. Aqueles projetos difíceis e demorados, será que não há formas de fazê-lo em menos tempo? E aquelas tarefas que parecem ser importantes, será mesmo que são essenciais?

Simplificar consiste em fazer o que precisa ser feito de uma maneira mais simples, focar somente no essencial e identificar o que pode ser cortado para não perdermos tempo. Tendemos a acreditar que tudo é importante, mas temos que fazer as tarefas com calma e resistir a tentação de fazer aquilo que acreditamos que seja importante.

5. Utilize a regra 80/20

O princípio de Pareto, também conhecido como Lei 80/20, afirma que 80% dos resultados vem de apenas 20% dos nossos esforços. E claro, 80% dos nossos esforços produzem apenas 20% de resultados. Ou seja, 80% do que você ganha vem de apenas 20% do seu trabalho!

Por isso, escolha bem o que irá fazer para não gastar com tempo desnecessário. Saiba quais são as tarefas que geram os 80% dos resultados e foque nelas.

6. Tenha planos

Trabalhar menos para ganhar mais dinheiro fica difícil de se concretizar se você não tem planos. Por isso, defina seus planos para o futuro e utilize seu tempo vago para investir em projetos que tenham a ver com o que você sonha no futuro.

7. Invista em conhecimento

Nunca pare de aprender. Leia sobre tudo, inclusive sobre assuntos que possam melhorar seus rendimentos, sua produtividade e sobre tendências que podem melhorar ainda mais sua área de atuação.

Dessa forma, você pode até acabar sabendo de alguma lacuna no mercado que interesse e possa trazer um bom dinheiro.

8. Aprenda a investir

Talvez uma das dicas mais valiosas seja essa. A educação financeira é essencial para aumentar seu lucro sem precisar trabalhar mais tempo. Lógico que, no início, será necessário muito estudo e paciência, pois o dinheiro não se multiplica da noite para o dia.

Aposte em blogs sobre finanças, leia livros e faça cursos que ensinam a investir, como O Investimento Perfeito. Com empenho e dedicação você consegue aprender a investir e fazer o dinheiro trabalhar para você.

Aprenda mais sobre investimentos e educação financeira acessando esses artigos:

9. Tenha projetos externos

Você já se tornou mais produtivo, tem uma agenda organizada, aprendeu a investir mas ainda quer ver sua renda aumentar mais. Com seu tempo livre, seja fora do trabalho ou até no trabalho, comece a pensar em projetos externos.

Você pode fazer freelancers, prestar serviços, fazer algo pessoal que dê dinheiro a longo prazo ou até alguns “bicos”. Utilize as mesmas dicas dadas: foque em produtividade, seja organizado e faça o mais importante e que dá mais retorno.

Organizando tudo, é possível conciliar trabalho, freelas e projetos pessoais e trabalhar menos do que em um emprego convencional. Basta saber usar bem o tempo e estabelecer prioridades.

10. Invista em renda passiva

Investir em renda passiva é uma boa ideia para quem deseja ganhar dinheiro a longo prazo. No início será necessário um tempo para produzir o produto, mas o retorno financeiro ao longo do tempo pode ser excelente.

Você pode montar um blog, trabalhar com marketing de afiliados, escrever um livro, vender um curso online ou montar outro infoproduto. Veja se tem algo que lhe interessa ou que saiba e que pode lhe render bons frutos no futuro.

Conclusão

Trabalhar menos e ganhar mais é possível. Estamos sempre achando que nos falta tempo e que precisamos despender mais tempo se queremos aumentar nossa renda.

Contudo, essa crença está errada e tudo o que se precisa basicamente é: produtividade alta, foco no essencial, simplificação de tarefas, organização e conhecimento para fazer o dinheiro render “sem precisar trabalhar”.

Portanto, se você quer ver seu dinheiro crescer e trabalhar menos tempo do que trabalha agora, siga as dicas e enriqueça da forma correta!

Gostou do artigo? Então assine nossa newsletter para receber mais conteúdos que inspiram!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *