Muitas pessoas desejam saber como juntar dinheiro para realizar seus sonhos, mas acreditam difícil colocar esse planejamento em prática. A verdade é que basta planejar, ter consistência no plano e ter foco para atingir essa meta.

Cada sonho é diferente e precisa de orçamentos distintos para serem realizados. Seja qual for o seu, saiba que é possível fazer esse planejamento de forma simples!

Reserve alguns minutos e descubra como juntar dinheiro para seus sonhos mesmo ganhando pouco! Confira as dicas e adeque a sua realidade para poder conquistar o que tanto deseja!

Saiba o que quer e quanto precisa

O primeiro passo é ter clareza do que você deseja. Seja uma viagem, intercâmbio, carro do ano ou uma casa, é essencial ter em mente esse sonho com convicção.

Isso porque, se você tem apenas uma ideia vaga, ficará muito difícil direcionar seu pensamento na conquista dessa meta.

Depois de definir o que você deseja, é importante estipular um valor. Quanto custa seu sonho? Essa parte é fundamental, pois quando não se tem ideia do quanto precisa, mais distantes ficamos de concretizar o sonho.

Escreva sobre seu sonho

Para visualizar melhor o que você realmente deseja, o ideal é escrever à mão, em um papel ou caderno, sobre o seu sonho. Se tiver mais de um, escreva todos e ordene-os por prioridade.

Você pode e deve ter mais de um sonho, mas esse planejamento precisa ser feito para um de cada vez.

Mas, por que escrever à mão? Simplesmente porque ajuda a exercitar o cérebro e pensar melhor no que você mais deseja, dentre tantos sonhos.

Temos diversos anseios e isso muda a todo momento. Por isso, é importante anotar os mais importantes para não serem esquecidos em meio a tanta informação que temos em nossa cabeça.

Além de escrever, é importante rever essas anotações de tempos em tempos para não perder o foco no objetivo.

Defina um prazo

Você definiu o que deseja conquistar, sabe quanto precisa arrecadar e já escreveu seu sonho para tê-lo de forma clara em sua mente. Agora, precisa dar um prazo. Em quanto tempo ou quando deseja realizar esse sonho?

Dar um prazo é importante para nos mantermos firmes e com foco. Além disso, isso evita procrastinação e adiamentos. Depois de definir uma data final, você saberá quanto precisa guardar todo mês para ter todo o dinheiro necessário no momento definido.

Ter clareza do quanto é essencial guardar mensalmente para alcançar a meta lhe permitirá manter o foco e não se perder nos prazos.

Analise seus gastos e organize-os

Para realizar algum sonho, obviamente devemos analisar nossa vida financeira. Nessa fase, você precisa verificar minuciosamente seus gastos, organizá-los e entender para onde seu dinheiro vai.

Não há como juntar dinheiro para os sonhos sem ter controle da vida financeira. Por isso, comece a adotar o hábito de fazer planilhas de gastos e orçamentos para os próximos meses com base no seu padrão de vida.

Veja quanto poderá guardar todo mês

Quando definimos o valor do nosso sonho e um prazo para realizá-lo, já conseguimos ter noção do quanto precisamos guardar todo mês para ter o valor total na data estipulada. Entretanto, na prática, pode ser difícil guardar o que foi planejado.

Por isso que é necessário reorganizar as finanças para poder ver, na prática, o quanto de fato você poderá guardar.  Se conseguir cumprir o que foi planejado, excelente. Caso não consiga, poderá adequar o prazo para ser compatível com sua realidade ou encontrar formas de aumentar a renda.

Defina prioridades

A mudança de hábitos de consumo é essencial não só para realizar sonhos, mas para melhorar a vida financeira como um todo. Logo, às vezes é preciso abrir mão de certos costumes que você tinha.

Por exemplo, se gostava de comer fora todo final de semana e isso representava um alto valor no seu orçamento, talvez seja necessário rever e começar a cozinhar em casa.

Tudo é questão de definir prioridades. Se sua mente e ações não estão alinhadas com seu sonho, dificilmente conseguirá realizá-lo.

Aprender a dizer não para tudo o que queremos é dificil no inicio, mas isso se torna natural com o tempo. Não pense no momento, mas sim na hora em que estiver realizando seu sonho. Afinal, é melhor abrir mão agora de algo momentâneo para, no futuro, poder usufruir do que planejamos por muito tempo, certo?

Busque os investimentos ideais

Os investimentos são fortes aliados dos que desejam juntar dinheiro para realizar um sonho. Isso porque eles podem fazer o dinheiro trabalhar e render. Ao contrário da caderneta de poupança, que serve apenas para acumular e costuma ter um rendimento ruim.

Há investimentos capazes de suprir suas necessidades de curto e médio prazo e há aplicações mais indicadas para o longo prazo. Para escolher o investimento ideal, leve em consideração o prazo que deu para seu sonho, mas certifique-se também de estudar sobre a aplicação financeira escolhida.

Isso porque nem todo investimento serve para todos! Além de levar em conta seus objetivos, é primordial escolher aqueles que estejam alinhado com seu perfil de investidor.

Por exemplo, por mais que investir em ações na Bolsa de Valores possa parecer interessante, essa aplicação tem riscos, podendo não agradar investidores conservadores.

Não deixe de lado a educação financeira

Essa última dica vale ouro. Depois de colocar em prática o planejamento para realizar seu sonho, o ideal é não parar de estudar.

Investir em educação financeira e ter um tempo para estudar um pouco sobre o funcionamento do mercado financeiro poderá lhe deixar mais capacitado para realizar suas metas financeiras, escolher bons investimentos e a conquistar seus outros sonhos.

Está gostando da leitura? Confira outros artigos que podem ajudar a complementar o que acabou de aprender:

Se você não sabia como juntar dinheiro para realizar um sonho, agora percebeu que fazer isso é perfeitamente possível, certo? As dicas dadas são simples. Logo, não deixe de seguir os passos e aplicá-las na prática para conseguir realizar seu sonho no tempo e da forma que desejar!

Gostou das dicas? Confira agora 9 mitos e verdades sobre o investimento na Bolsa de Valores!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *