Você já ouviu falar em maturidade financeira? Se não, saiba que trata-se de um atributo essencial para atingirmos nossos sonhos, objetivos e o bem-estar financeiro.

Grande parte dos brasileiros não possui esse atributo. De acordo com uma pesquisa do SPC, 58% dos brasileiros não gostam de controlar sua vida financeira. E outros motivos comprovam como o Brasil é “reprovado” nesse quesito, como a falta de responsabilidade com o cartão de crédito e o endividamento.

E é por isso que a educação financeira é necessária para garantir o futuro das pessoas. Contudo, não adianta estudar sobre finanças se a forma como você pensa  e age em relação ao dinheiro não mudar.

Quer saber se você já atingiu a maturidade financeira? Então acompanhe o artigo e descubra agora mesmo se você já está no caminho certo ou precisa mudar imediatamente para não correr o risco de cometer os mesmos erros que a maioria da população!

O que é maturidade financeira?

Maturidade financeira pode ser entendida como a capacidade de lidar de forma madura com o dinheiro e de saber separar as necessidades dos desejos.

Atinge-se essa maturidade quando a pessoa entende que deve adiar ou abrir mão de determinadas vontades momentâneas para garantir um benefício futuro, seja um sonho, um plano que almeja concretizar ou mesmo o próprio bem-estar financeiro.

Não se trata de um processo natural, mas é possível aprender depois de muito esforço e estudo. Necessita estar sempre em trabalho de aprimoramento, pois a tendência do ser humano é buscar a satisfação imediata a tudo o que deseja.

Por isso, para vencer essa mentalidade de consumo exagerado, é importante educar-se financeiramente o quanto antes. E, principalmente, esforçar-se para mudar hábitos antigos e crenças limitantes.

Como identificar se sou maduro financeiramente?

Preste atenção na história da Maria e do João. Maria é professora, ganha 3 mil reais por mês de salário. Maria não tem dividas, anota todos os seus gastos na planilha e compra somente o necessário, pois entende que não precisa de muitas coisas para ser feliz.

Vive uma vida simples, do jeito que a agrada e sabe para onde vai seu dinheiro quando o utiliza. Maria consegue todo mês guardar uma parte do salário para investir. Ela sempre analisa seus planos para o futuro, principalmente para a terceira idade.

João ganha 5 mil reais por mês, sai com os amigos todo final de semana, gasta muito nessas saídas e sempre que deseja algo, compra. Quando compra objetos caros, parcela no cartão de crédito. João vive endividado, mas continua gastando mais do que ganha.

Da história dos dois personagens, qual mais se aproxima com a sua realidade? Se você for como Maria, parabéns! Você tem maturidade financeira ou está no caminho certo.

O problema é se você se assemelha a João. Esse, infelizmente, é o retrato da maioria dos brasileiros. Caso você tenha atitudes semelhantes, é melhor parar agora mesmo ou você poderá se arrepender no futuro.

Veja como você lida com seu dinheiro: sabe para onde ele vai toda vez que você abre a carteira? Você organiza seus gastos? Planejou seu futuro financeiro? Compra tudo o que quer por puro consumismo ou consegue se segurar?

Responda essas perguntas sinceramente e você saberá se precisa mudar urgentemente.

Como alcançar a maturidade financeira?

Uma pessoa que não tem essa maturidade poderá sofrer com a instabilidade financeira por anos ou pela vida toda. O dinheiro é um recurso escasso, ou seja, deve ser utilizado com muita sabedoria e cuidado.

Como mencionado, é possível amadurecer financeiramente. Mas isso demanda estudo e mudanças radicais no nosso modo de pensar, de agir e até no que fazemos no dia a dia sem questionar.

O primeiro passo é aceitar que precisa desse amadurecimento e entender que o dinheiro não é um bem disponível sempre que quiser.

Se você compra tudo o que vem pela frente, que tal mudar seus hábitos de consumo? Pense se o que você deseja adquirir é por necessidade ou puro desejo de consumo. Faça essa pergunta sempre que quiser comprar algo.

Associamos comprar com bem-estar, mas entenda que essa sensação é passageira e trata-se de uma falsa felicidade. Depois que compramos, ela passará rapidamente.

Mas não é somente mudando a mentalidade e os hábitos que uma pessoa atinge a maturidade financeira.  Comece a estudar sobre finanças, investimentos e sempre eduque-se financeiramente. Saber lidar com o dinheiro é essencial para ter um futuro próspero e planejar o que gostaria de fazer ou conquistar.

Como é uma pessoa que atingiu a maturidade financeira?

Depois que uma pessoa atinge a maturidade financeira, ela saberá que vontades passageiras não trazem felicidade e, assim, evita gastar dinheiro com coisas não necessárias. Desta forma, se frustra menos e aprende a selecionar o que realmente é essencial.

Além disso, sabe lidar tão bem com o dinheiro que sabe viver adequadamente com o essencial, consegue planejar um futuro financeiro ótimo e ainda consegue utilizar recursos para realizar seus sonhos, como uma viagem, intercâmbio, etc.

Acima de tudo, ter maturidade financeira é saber viver da melhor forma possível sabendo definir com clareza o que deve ou não deve ser feito em relação ao dinheiro. E ter em mente seus planos futuros e batalhar pelo que deseja sem deixar de ser feliz.

Como posso começar a trabalhar minha maturidade financeira?

Comece lendo livros, blogs e faça cursos. Nunca pare de aprender. Saber usar o dinheiro e pensar no melhor para o futuro é um aprendizado constante.

Se você precisa começar seus estudos, aqui estão alguns artigos que podem lhe ajudar a abrir sua mente e modificar alguns hábitos consumistas e de desperdício de dinheiro:

Se quiser dica de livros para aprender sobre finanças e a lidar com o dinheiro, confira estes artigos:

Caso você acredite que já mudou seus hábitos e precisa apenas aprender a trabalhar com dinheiro, você pode conferir diversos outros artigos nesse blog, bem como você pode aprender por videos, acessando nosso canal do Youtube.

Caso queira dar um passo a mais e aprender a fazer seu dinheiro render e saber a como investir, mesmo sendo iniciante, você pode conferir o curso “O Investimento Perfeito” e dar esse grande passo na sua vida!

Conclusão

A maturidade financeira é essencial para termos uma futuro financeiro estável e promissor. Se não dispõe de maturidade financeira, o indivíduo dificilmente saberá aproveitar os benefícios da educação financeira, pois antes de aprender a lidar com o dinheiro, é necessário mudar hábitos e crenças sobre o assunto.

Por isso, nunca pare de aprender e saiba fazer o dinheiro ser amigo dos seus objetivos!

Gostou do artigo? Então continue seus estudos para aprimorar sua vida financeira! Assine a newsletter e junte-se a milhares de pessoas que estão mudando sua vida com novos conhecimentos sobre finanças!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *